quinta-feira, 1 de novembro de 2007

CONSUNI da UFPB REUNI


Finalmente, o Conselho Universitário da UFPB conseguiu se reunir hoje para discutir o projeto denominado REUNI. Dessa vez a reunião transcorreu dentro da normalidade, sem o barulho pertubante dos estudantes. E o resultado de tanta discussão e suspensão de reuniões que antecederam a reunião de hoje foi a aprovação do projeto por ampla maioria dos conselheiros.
Agora, só nos resta a expectativa dos resultados e das primeiras medidas de impacto para a universidade. A proposta prevê a criação de 32 novos cursos de graduação e mais de 22 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), além da ampliação do quadro de docentes e funcionários. Pretende-se contratar cerca de 395 professores e 454 servidores.
Diante de tudo isso, espera-se um aumento no número de vagas no vestibular que praticamente dobrará nos próximos anos. Haverá um inchaço no quantitativo de alunos. Por outro lado, deverá haver investimento em infraestrutura para a construção de salas de aulas e laboratórios, aquisição de livros para a biblioteca, aumento na oferta de bolsas para pós-graduação, entre outras medidas.
Quem garantirá os recursos financeiros para tamanho investimento? Espera-se que seja o governo federal. É preciso acreditar e colaborar com a instituição para que ela cresça de forma sustentável. Vamos (REUNI) esforços, com seriedade, responsabilidade, compromisso e competência.

Nenhum comentário: