domingo, 17 de setembro de 2023

A confiança no auxílio e sustento de Deus


Está escrito:

“Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém” (Salmos 54:4)

 

Este salmo é uma passagem bíblica que expressa de forma simples, mas profundamente significativa, a confiança no auxílio e sustento de Deus. O versículo 4 nos convida a contemplar a relação entre a humanidade e o seu Criador, lançando luz sobre a natureza da fé e da dependência de Deus na jornada da vida. Ela também mostra que a fé em Deus é uma fonte de força e segurança para aqueles que acreditam nele.

 

O Salmo 54 é atribuído a Davi e foi composto em um momento de profundo perigo e aflição em sua vida. Ele clama a Deus por auxílio contra inimigos que buscam sua destruição. Nesse contexto adverso, Davi expressa sua fé inabalável em Deus como seu auxílio e sustentador. O versículo 4, em particular, destaca a certeza de que Deus é o socorro divino em tempos de necessidade e o firme alicerce que sustenta a vida.

 

A declaração “certamente Deus é o meu auxílio”, contém uma profunda confiança teológica. Ela nos lembra que, em meio às tempestades da vida, podemos confiar inteiramente em Deus como nosso refúgio seguro. A palavra “certamente” enfatiza a absoluta confiabilidade de Deus como auxílio. Essa confiança não é baseada em circunstância ou méritos pessoais, mas na natureza fiel de Deus.

 

Só entende essa certeza do auxílio de Deus quem vivenciou uma grande tempestade em sua vida. Em 12 de setembro, fez exatamente um ano do meu exílio, uma nuvem escura transformou minha vida e mudou totalmente a minha trajetória. Mas, no meio desse turbilhão que me cercou percebi o auxílio de Deus me conduzindo e sustentando com sua graça. Foram inúmeros livramentos. O que me chama atenção nessa palavra “sustém” é que traz a imagem de Deus como o alicerce inabalável sobre o qual podemos construir nossas vidas. Ele não apenas me resgatou naquele tempo de aflição, mas também tem me sustentado em meu caminhar diário. Essa sustentação divina me assegura que não estou sozinho em minha jornada.


A mensagem do Salmo 54:4 transcende sua origem história e continua a ser uma fonte de conforto e esperança para mim e para aqueles que enfrentam desafios em suas vidas. Em um mundo repleto de incertezas, de coisas inesperadas e surpreendentes, o versículo 4 nos convida a depositar nossa confiança em Deus, sabendo que Ele é o nosso auxílio constante e o alicerce seguro que nos sustenta.

 

Assim, o salmista, em sua simplicidade, nos convida a ter confiança em Deus por várias razões fundamentais, a saber:

1.     Natureza da fé. A fé é um elemento central nas Escrituras e na espiritualidade. Ela é alicerçada na confiança em Deus, na crença na Sua bondade, poder e fidelidade. O salmista nos convida a confiar em Deus porque a fé é o cerne da nossa relação com Deus.

2.     Experiência pessoal. Talvez você tenha observado que muitos dos salmos são expressões de experiências pessoais dos salmistas, incluindo desafios, adversidades e momentos de angústia. Quando esses salmistas encontram refúgio e ajuda em Deus, eles compartilham essas experiências para encorajar outros a também depositarem sua confiança em Deus.

3.     Fidelidade de Deus. Perceba também que os salmistas frequentemente testemunham a fidelidade de Deus ao longo da história do povo de Israel. Eles reconhecem que Deus sempre cumpre Suas promessas e permanece fiel mesmo em meio às dificuldades. Essa fidelidade de Deus é uma razão sólida para confiarmos nEle.

4.     Auxílio e sustento. Ressaltamos mais uma vez que o Salmo 54:4 nos convida a confiar em Deus como nosso auxílio e sustento. Isso implica que Deus está disposto e capaz de nos ajudar em momentos de necessidade e de nos sustentar em nossa jornada de vida. Creia, Ele é a fonte de força e apoio que precisamos.

5.     Alternativa à desesperança. Em muitas situações da vida, a desesperança e o desânimo podem surgir. O convite a confiar em Deus oferece uma alternativa positiva a esses sentimentos. Ter confiança em Deus é uma fonte de esperança que nos ajuda a superar os desafios.

6.     Relação pessoal. A confiança em Deus é também uma expressão de nossa relação pessoal com Ele. Ela indica nossa dependência de Deus como nosso Criador e Senhor. Confiar em Deus não apenas nos traz benefícios práticos, mas também fortalece nosso relacionamento espiritual com Ele.

 

Em suma, o salmo 54:4 é um testemunho poderoso da confiança na bondade e fidelidade de Deus. Ele nos lembra que, independentemente das circunstâncias que enfrentamos, podemos confiar plenamente em Deus como nosso auxílio e sustentador. Essa verdade transcende gerações e culturas, oferecendo conforto e esperança a todos aqueles que buscam a Deus em busca de ajuda e orientação. Que possamos, como Davi, proclamar com fé: “Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém”. Deus sustente a sua vida, sendo o auxílio que você precisa em todo e qualquer momento. Amém!

 

Lembre-se: Rendam graças ao SENHOR, pois Ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Sola Scriptura - Solus Christus - Sola gratia - Sola fide e Soli Deo glória

4 comentários:

Anônimo disse...

,12 dedetembro

Saemmy Albuquerque disse...

🙌

Anônimo disse...

✨🙌

Anônimo disse...

Que possamos confiar no nosso Deus, sabendo que Ele é fiel para nos sustentar sempre e em todos os momentos de nossas vidas. Que Deus nos ajude.