domingo, 26 de fevereiro de 2023

O Senhor o livra


 

Está escrito:

“Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra” (Salmos 34:19)

 

O Salmo 34 foi escrito pelo rei Davi para adorar a Deus em gratidão pelo livramento recebido. Em nossa trajetória de vida também passamos por diversos momentos de aflições. Mas, o que é aflição? Podemos conceituar aflição como qualquer sofrimento físico ou moral ou até mesmo problemas sem solução aparente que nos leva a ansiedade, tristeza, amargura, desânimo e que pode até levar a perda da vontade de viver, de lutar, de prosseguir, em que os sonhos se apagam da mente. 

 

Infelizmente, a aflição vem para todos sem distinção de credo, gênero e raça. O Senhor Jesus disse: “...Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33). Como tem sido a sua aflição? Como você tem suportado seus desafios? Há alguma esperança de mudança para melhor? Ainda há fé em seu coração? Ou a sua aflição formou uma nuvem tão densa que te impede de olhar o céu? 

 

Você não está só na tempestade da aflição. Todos nós passamos e passaremos por momentos assim. A Palavra escrita no Salmo 34:19 é muito clara quando relata que o justo terá muitas aflições, mas porque estou falando sobre isso? Porque também tenho minhas aflições e, no momento, vivo a aflição da perseguição sem uma causa que evidencie tal motivação. Você pode imaginar o que é experimentar o sofrimento por um ato de injustiça? Davi sofria uma perseguição injusta, mas ele tinha uma certeza, de que poderia vencer suas batalhas na vida e, por ser justo, Deus o livraria de todas as aflições.

 

Sabemos que o mundo inteiro jaz no maligno, por essa razão existem pessoas que fazem de tudo para prejudicar alguém em seu benefício. As pessoas se importam cada vez menos com os valores cristãos, na realidade, não se faz mais as coisas pelo que é certo, mas pelo que dá certo. De forma que, é impossível viver neste mundo sem ter de enfrentar e passar por aflições. Mas, eu tenho uma palavra de esperança para você, quem busca o SENHOR de todo coração e se esforça para andar segundo os preceitos bíblicos, pode aquietar o coração e deixar Deus trabalhar a seu favor, porque o SENHOR a quem servimos nos livrará de todas as aflições. Aquieta-te!

 

Quer dizer que Deus não só conhece as nossas aflições, mas também promete nos livrar de todas elas? Sim, que Deus maravilhoso nós temos! Aleluia! Se você, assim como eu, andava desanimado, por causa das muitas aflições, alegremo-nos no SENHOR, é hora de ficar de pé sabendo que a vitória é nossa pelo nome de Jesus. Saiba que no tempo de Deus, Ele vai te honrar, porque Ele é fiel em suas promessas. 

 

“Muitos são as aflições do justo”, nós fomos justificados por Deus, através de Jesus Cristo, Ele nos escolheu e é nosso protetor, nosso ajudador, daí as aflições que nos sobrevêm, de todas Ele, o SENHOR, nos resgata. Mas, aí você pode indagar, por que Deus permite que passemos por dias tão difíceis? Vou responder a sua indagação citando a carta de Paulo a Igreja de Roma: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Romanos 5:3-5).

 

Irmão(ã), Deus quer que alcancemos a estatura de servos perfeitos semelhantes a Cristo e as aflições da vida vem sobre nós para nos edificar e nos ensinar algo que, embora não sejamos capazes de entender naquele momento, compreenderemos depois, porque “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam à Deus” (Romanos 8:28).

 

Não devemos olhar para as circunstâncias, eu sei que parece fácil dizer isso, mas na prática não é, porque quando estamos passando pelo pior momento da nossa vida, a nossa aflição parece que vai nos consumir, mas antes de procurar em você mesmo a resposta de onde errou, tente ouvir o que Deus quer te ensinar, aonde Ele quer que você vá. Pergunte a Deus em oração: SENHOR, o que eu posso fazer? Pense comigo, se a aflição que você vive é para seu crescimento, louve à Deus, seja grato ao que Ele está lhe proporcionando para seu amadurecimento espiritual; se for algo relacionado a uma correção, se alegre no SENHOR, porque Deus corrige ao filho que ama!! Aleluia! De todas as formas, qualquer que seja a aflição glorifique a Deus, abra sua mente e viva esse momento pela fé para permanecer em pé.

 

Deus quer que confiemos Nele, isso é um exercício de fé, passar pela aflição na certeza de que Ele vai nos livrar de todas, por isso temos que nos render a Deus. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3:5-6). A Bíblia nos traz tantas promessas para os que confiam no SENHOR, mas certamente que elas nunca se tornarão realidade para nós até que aprendamos a confiar no Deus de promessas que cumpre o que diz.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.