O final do ano está chegando e muitos estudantes estão concluindo seus cursos nas faculdades. É momento de festa. O tão sonhado diploma, finalmente está na mão. Agora é época de cair na real e deixar para trás as fantasias, brincadeiras, o aprendizado as vezes irresponsável (a fila ou cola), os trabalhos em grupo na casa do amigo, o temível professor durão, as fanfarras e tudo aquilo que cercava a juventude acadêmica.
Agora, chega uma nova etapa da vida. É preciso deixar de ser estudante para assumir o ofício de profissional. É hora de encarar o concorrido mercado de trabalho que exige de nós muito esforço. Para conseguir um emprego é preciso ter não somente a competência devida para aquilo que se pretende atuar, é preciso ter os hábitos e o profissionalismo que são esperados no ambiente de trabalho.
A empresas não gostam de amadores, elas necessitam de profissionais com atitudes positivas e pro-ativa, endossado com ética, espírito de equipe, compromisso e responsabilidade. Isso significa cuidar da sua imagem profissional. Cuidar de si mesmo.
Algumas dicas podem lhe ajudar a deixar esse perfil de estudante e criar uma imagem profissional:
1. Modifique sua conduta na internet - nada de exibir suas fotos no orkut ou em outro site de relacionamentos em poses moralmente não recomendado.
2. Vista-se conforme o ambiente de trabalho exige - lembre-se na faculdade você tinha liberdade de se vestir até com o estilo rebelde. No ambiente de trabalho essa liberdade não se aplica.
3. Providencie cartão de apresentação - é interessante ter um cartão com seus dados profissionais, isso permite ampliar sua rede de relacionamentos.
4. Modifique o estilo de seus contatos no e-mail - nada de piadinhas, gírias. Use corretamente a língua portuguesa, não use emotions, não abuse dos pontos de exclamação, releia as mensagens importantes antes de enviá-las conferindo a ortografia, não mande mensagem instantânea. Personalize seu e-mail com sua assinatura.
5. Dedique-se na sua área de atuação - leia, aprimore seus conhecimentos, seja humilde em sempre buscar o conhecimento. Use publicações específicas e sites relacionados ao setor.
Eis, algumas dicas. Agora, vamos mergulhar fundo no mundo corporativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário