sexta-feira, 30 de maio de 2008

O gigante do pessimismo

O pessimismo é um estado de espírito contrário ao otimismo, que se caracteriza por se ver as coisas sempre pelo lado ruim. O pessimista é cético, não acredita que nada dará certo. Os seus pensamentos são sempre negativos, críticos, degradante e amargo. Você conhece alguém assim? Azedo por natureza que parece ter sido batizado com vinagre e limão!
Pois é, existem pessoas assim, dominadas pelo gigante do pessimismo. Mas, como vencer esse estado mental? A resposta é ter fé. Mas, como aumentar a fé e passar a ser otimista? Só através da palavra de Deus que se encontra na Bíblia, a fé vem pelo ouvir ou ler a palavra de Deus. Quando entregamos nossa vida a Jesus, ou seja, passamos a confiar e depender totalmente Nele, a nossa visão de mundo é transformada, os nossos pensamentos são melhorados. Jesus disse: se os teus olhos forem bons todo o teu corpo será iluminado. Portanto, se pensarmos coisas boas, agradáveis, louváveis, que nos encha de esperança estaremos nutrindo nossa fé gerando esperança de que algo de bom vai acontecer.
Tenha fé que o melhor de Deus para sua vida ainda vai acontecer, Ele está gerando e vai chegar. Se você tem promessa de Deus, tenha certeza que não morrerás enquanto essa promessa não se cumprir. Vença o gigante do pessimismo com fé.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

O gigante da falta de FÉ

O que é fé? Como vencer o gigante da falta de fé? A fé é uma firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhum prova de que esse algo seja verdade, apenas depositamos confiança, cremos, acreditamos.
Porém, muitas pessoas são derrotadas por lhes faltarem a fé ou por terem uma fé muito pequena, insignificante.
A fé pode ser vista de diversas formas, mas vamos delineá-la em duas: a natural e a sobrenatural. A fé natural todas as pessoas possuem. Por exemplo: você crê que ao amanhecer o sol vai surgir no horizonte. Ou se o céu está muito nublado, você crê que poderá chover e, as vezes, chove! Isso é a fé natural. Mas, o que importa mesmo é a fé sobrenatural, a fé em Deus, o Criador do Universo, o Deus vivo e eterno que é poderoso para fazer o impossível, o que a nossa fé natural não é capaz de alcançar. A falta de fé nesse Deus é o grande gigante que impede o homem de chegar a Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Creia, meu amado, há um Deus que tem cuidado de você, que intercede por você, que te protege, que te abençoa, que te ajuda. Deus está sempre disponível para lhe atender em suas necessidades. Ele espera apenas que você o busque com fé. Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Em Deus encontramos o caminho da salvação, creia nisso. Em Deus encontramos a verdade, pois Nele há libertação e cura de nossa cegueira espiritual. Em Deus encontramos vida e vida abundante. Creia, tenha fé em Deus e busque-o.

terça-feira, 27 de maio de 2008

O gigante da dúvida

A dúvida é um estado mental ou uma emoção entre acreditar ou não acreditar. É a incerteza ou a desconfiança de um fato, uma ação, uma asserção ou uma decisão. "Ser ou não ser", a célebre frase de Shakespeare. O gigante da dúvida derruba qualquer atitude que leve a uma decisão. Muitos têm enveredado pelo caminho da dúvida.
A dúvida impede que vejamos os fatos se concretizarem e nos incapacita a prosseguirmos em frente. O gigante da dúvida nos condena a permanecer no erro. É preciso vencer esse gigante, pois muita gente, duvida de sua capacidade de ser um vencedor, duvida que passará num concurso, duvida que será feliz no casamento, duvida das pessoas e até duvida da existência de Deus. O apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos afirma que aqueles que tem dúvida está se condenando, porque o que faz não provem de fé.
Certa vez, Pedro tentou andar sobre as águas e até conseguiu andar alguns passos, mas duvidou em sua mente que conseguiria ir mais longe e afundou. Então, Jesus lhe disse, porque duvidaste homem de pequena fé.
A dúvida é a inimiga da fé, elas são opostas entre si. Sendo que a dúvida leva a destruição do indivíduo e a fé leva a vitória e ao sucesso.
Não duvide de sua capacidade que Deus lhe deu, creia que você conquistará seu espaço na dependência do Senhor. O ato de crê é uma atitude de fé. Creia que você pode, porque Deus é contigo. Nunca subestime seu potencial, não duvide do que Deus pode fazer por você. Não impeça o trabalhar de Deus em sua vida, apenas porque tem dúvidas. Lance a dúvida para longe de você e creia nos propósitos de Deus para você e assim, vencerás esse gigante.

sábado, 24 de maio de 2008

Motivação Profissional

O gigante da culpa

Culpa é um sentimento que surge quando o indivíduo recebe uma responsabilidade e por um ato equivocado provoca prejuízo material, moral ou espiritual a si mesma ou a outrem. Então, a consciência da pessoa avalia seu ato negativo e decreta o juízo de culpa provocando um peso terrível nas suas emoções. Um pensamento de fracasso, de erro, de imperfeição.
Esse gigante terrível faz das pessoas escrava desse sentimento que impede o seu crescimento e progresso social, profissional e espiritual. Mas, eu tenho uma solução para quem sofre desse mal impiedoso, JESUS. Ele levou sobre si as nossas culpas, o castigo que nós estávamos sujeitos, por causa do nosso distanciamento de Deus provocados pelo pecado não existe mais, é Graça e Paz que Ele nos oferece.
Livres do pecado, livres da culpa, vivamos na plena comunhão com Deus porque Ele promete vitórias para nossa vida. Não é preciso mais viver pensando na culpa pelos nossos atos errados que praticamos, temos uma nova vida. É Deus que nos garante, perdão, redenção e renovação, ou seja, sermos novas criaturas em Cristo Jesus. O acusador não pode mais nos culpar, por que obtivemos o perdão de Deus, através do sangue de Jesus vertido na cruz por nós e pela sua ressurreição vencendo os aguilhões da morte para nos dar vida e vida abundante e vitoriosa, sem mais o remorso da culpa. Portanto, nenhuma condenação (culpa) há para os que estão em Cristo
Jesus.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

O gigante da depressão

A depressão é uma desordem psiquiátrica muito comum e que afeta cerca de 10% a 20% das pessoas que procuram os clínicos gerais. Os sintomas surgem muitas vezes resultante de uma grande frustração de ordem emocional ou por um distúrbio físico.
Portanto, sintomas como sentimento de culpa, sensação de inutilidade, dificuldade de concentração, distúrbio do sono, falta de energia ou fadiga, perda ou ganho de peso, podem estar relacionado a depressão.
Mas, há cura para esse problema? Sim, Jesus cura, liberta e salva o homem. Não existe impossível para Deus. O remédio espiritual que vai sarar suas emoções está em Jesus. Ele disse: "vinde a mim todo vós que estás cansados e sobrecarregados que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo que é suave e o meu fardo é leve". Quem são os cansados e sobrecarregados? São os deprimidos, desanimados, os que estão desistindo de viver. Em Jesus encontramos vitalidade e uma nova razão para viver, porque temos a certeza que recebemos Dele o perdão, o consolo, a paz e o amor que alimenta a nossa alma.
O gigante da depressão pode ser vencido pelo poder que há no nome de Jesus. Os médicos, com certeza, têm um papel fundamental no tratamento que deve ser seguido, mas quem dá a cura é Jesus. Só Deus pode fazer de nós fortes para vencermos esse gigante.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

O gigante do medo

O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de que alguma ameaça "coisa ruim" possa acontecer. O medo pode provocar reações físicas e psicológicas graves capazes até de levar ao desespero, ao pânico, a depressão e outros males.
A questão é com libertar-se desse gigante que aprisiona muitas pessoas? A Bíblia nos ensina que o perfeito amor lança fora o medo (1 Jo 4:18), logo a solução para vencer o gigante do medo é o amor de Deus. Em Deus encontramos a segurança, a confiança, a esperança e a paz que excede todo o entendimento humano. Jesus nos disse que deixaria a paz, a verdadeira paz que o homem não pode dar. Se há paz e amor no coração do cristão não há espaço para se guardar o medo.
O perfeito amor nos garante a confiança nesse amor, a certeza de que Deus está conosco, cuidando de nós, nos livrando e protegendo do mal, porque suas misericórdias se renovam a cada dia. Além disso, Deus é fiel em todo seu agir em nossa vida, o seu amor é incondicional, ainda que sejamos infiéis, Ele permanece fiel e não pode negar a sua essência.
Vença o gigante do medo, enchendo-se do perfeito amor de Deus. E como posso receber esse amor? Buscando a Deus. Assim diz o Senhor: se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra (2Cr 7:14). A terra simboliza o coração do homem que é curado da enfermidade do medo, o gigante que o atormenta e que lhe faz um derrotado. Agora o medo é vencido pelo poder de Deus na vida do cristão e assim, ele se torna um vencedor em Cristo Jesus.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

As afrontas do gigante

Durante alguns dias discutiremos temas relacionados aos gigantes que temos de enfrentar a cada dia. Assim como Davi enfrentou o gigante Gólias, nós também diariamente somos desafiados e provocados por gigantes que nos cercam e procuram nos vencer.
Mas, que gigante é esse que estou me referindo? O personagem que nos afronta, muitas vezes não é de carne e osso como nós, muitas vezes ele está dentro de nós, em nossa mente. Os nossos adversários ou "o(s) gigante(s)", que tentam nos destruir pode ser: o medo, a depressão, a culpa, a dúvida, a falta de fé, o pessimismo ou o pensamento negativo, a falta de controle emocional, o desânimo, a soberba, o egoísmo e a avareza.
Naturalmente que existem outros inimigos que nos afligem, exigindo de nós uma verdadeira batalha interior para superar esses gigantes de nossa alma.
Você pode está enfrentando um ou mais gigantes na esfera emocional e tentaremos nos próximos dias abordar cada gigante desses, levando uma palavra de esperança e mostrando que você pode vencer o gigante que lhe insulta e dificulta sua felicidade plena.

terça-feira, 20 de maio de 2008

O dia seguinte ao debate para reitor da UFPB

No debate ocorrido ontem dia 19/05 entre os candidatos a reitor da UFPB, deixou-nos a impressão de que viveremos momentos difíceis na futura gestão. Explico o porque: não ficou claro, qual a proposta de universidade que os candidatos estão projetando para os quatro anos de gestão. Os discursos não atenderam as expectativas de quem pensa em universidade pública com qualidade e competência.
A plateia que assistia ao debate, na realidade, parecia que não estava nem aí com o conteúdo das respostas dos candidatos aos questionamentos previamente selecionados para cada candidato. Aliás, diga-se de passagem, o nível educacional dos ouvintes era de arrepiar. Parecia um bando num curral eleitoral, só aplaudiam os candidatos que eles apoiavam, aqueles que eles consideram adversários, quase não conseguiam falar e, por vezes, o coordenador da mesa, precisou intervir, a fim de garantir o direito do candidato expor seu ponto de vista.
Essa situação me constrangeu. E pensar que estamos numa academia, a "elite pensante" da sociedade. Infelizmente, nessas ocasiões o fanatismo por um determinado candidato impede que as pessoas enxerguem e avaliem com consciência as propostas e ideias dos outros candidatos. É o famoso voto de "cabresto" ou "curral eleitoral" que existe também na academia.
Quais dos três candidatos se saiu melhor no debate? É difícil responder, porque sempre acabamos nos inclinando para aquele candidato que mais simpatizamos, mesmo que não concordemos com sua proposta de universidade. Isso é um grande equívoco!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Debate rumo a reitoria da UFPB

O caminho para a reitoria da UFPB é longo e desgastante para os candidatos que pleiteam o cargo de Reitor. Nesse cenário, temos três candidatos que participarão no dia de hoje de um debate no auditório da reitoria.
No calor das emoções de um debate, onde a verdade dar lugar a falsas promessas veremos discursos, muitas vezes vazios, outras vezes demagógicos e poucas vezes real de quem conhece a administração pública.
Temos três bons candidatos, o atual reitor Prof. Polari tentando a reeleição, Prof. Lúcio Flávio atual diretor do CCHLA e o Prof. José Rodrigues atual coordenador do mestrado em Administração. Ambos com vasta experiência acadêmica e administrativa.
Mas, qual é a visão de universidade que os candidatos apresentam? Quais os projetos ou propostas de universidade pública para os próximos quatro anos de gestão? Como captar recursos para fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação? E, as questões trabalhistas envolvendo os servidores e professores, qual é a política de recursos humanos destinadas a UFPB?
As respostas a essas questões saberemos logo mais no debate, pelo menos espero ouvir um discurso objetivo, coerente, com os pés no chão, ciente das dificuldades de se administrar uma instituição pública cheia de vícios culturais que não são fáceis de resolver.
Agora, o que espero não ver, é bate boca e acusações entre candidatos, porque entendo que trabalhamos numa academia, com caráter democrático, constituída de homens e mulheres com consciência política e responsabilidade social.
Vamos participar desse momento democrático!

domingo, 18 de maio de 2008

Liberdade

"Se, pois, o Filho(Jesus) vos libertar, verdadeiramente sereis livres" Jo 8:36
A liberdade é algo tão desejável que muitos lutam para obtê-la. Todavia, o homem nasce escravo da maldição do pecado ou da rebeldia contra Deus. Não o busca e se diz livre para fazer o que quer, mas na verdade não usufrui da plenitude da liberdade, tornando-se escravo, subjugado aos desejos da sua vontade. Como todo homem tem inclinação para o mal, ele está condenado a morte eterna, por causa da sua condição de pecador, o aguilhão da morte é o pecado.
Por outro lado, se a escravidão do pecado leva a morte, Jesus Cristo veio restaurar o que estava perdido e a sua Graça nos alcançou concedendo-nos liberdade. Ou seja, sou livre do pecado, do engano do mundo, livre dos desejos: do vício, da prostituição, das drogas e de todo o lixo que contamina a sociedade corrompida pelo mal.
A liberdade em Cristo me faz uma nova criatura, de forma que, não vivo eu satisfazendo a minha própria vontade, o meu ego, o meu prazer, mas renuncio tudo isso, para fazer a vontade daquele que me amou e morreu na cruz para redenção da minha vida e de milhares, de milhares de pessoas que receberam sua mensagem de salvação.
Portanto, em nenhum outro, na face da terra ou fora dela, existe em que possamos depositar nossa esperança, só em Jesus, há liberdade, esperança e vida eterna ou abundante.
Ser liberto por Jesus é gozar de total liberdade para amar, para servir a Deus e ao próximo, para ser solidário, para ser amigo, para ser humilde, para ser comprometido com sua fé, enfim, ser livre é ser Cristão, nascido de Deus para viver nesse mundo como sal e luz. Seja livre!

domingo, 11 de maio de 2008

Mães


O Dia das Mães tem sua origem no princípio do Século XX, quando uma jovem americana, Annie Jarvis, perdeu a sua mãe e entrou em depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem se estendesse a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e, consequentemente, o dia das mães, que se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, o presidente Wilson, oficializou o dia 09 de maio como o dia das mães.
Mas, o dia das mães é comemorado em datas diferentes nos diversos países. Em Portugal é no primeiro domingo de maio, no Brasil é no segundo domingo, conforme decreto assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, em 1932.
Não importa o dia ou o mês, todo dia é dia de se homenagear a mãe que cuida dos filhos e dos filhos dos filhos. Aquela que é uma doadora de amor incondicional, a semelhança de Jesus Cristo. Por essa razão, a bíblia nos ensina que devemos honrar pai e mãe.
Nesse dia, não posso de deixar uma palavra para minha mãe e a mãe dos meus filhos, porque ambas têm o sentimento maior que é o vínculo materno onde flui o amor simples, carinhoso, amigo, companheiro, confidencial, batalhador, perdoador, que sabe sorrir e se emocionar conosco.
Só Deus para gerar no coração de mãe esse amor tão lindo, generoso, paciente, sábio, bondoso, uma ternura e acolhimento que permeia o nosso ser. Mãe, sempre Mãe, valor inestimável, é bênção de Deus para nós filhos. Parabéns Mães.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Pós-modernidade em perigo

O mundo moderno tem produzido avanço na tecnologia trazendo benefícios a milhões de pessoas. Equipamentos cada vez mais potentes na tecnologia da comunicação nos surpreende diariamente. O espaço e o tempo na dimensão tecnológica são instantâneas.
O que dizer da tecnologia aplicada a saúde, do desenvolvimento da genética no tratamento de muitas doenças. A tecnologia aéreo espacial com novas descobertas e conhecimentos que tentam explicar o surgimento do universo. Todo esse conhecimento gerado nessa geração da pós-modernidade é muito importante para o desenvolvimento da humanidade.
Mas, por detrás dessa tecnologia encontramos a outra face da sociedade pós-moderna envolvida pela fome, miséria, violência, epidemias e guerras. Qual é a razão desse contraste? Existem possibilidades de distribuição equitativa de renda? A humanidade, apesar de todo avanço científico, corre riscos de sofrer os danos causados pela desigualdade social? São questões para refletirmos.
Na realidade, a humanidade estar caminhando a passos largos para uma congestão social que poderá ter consequências imprevisíveis que afetarão todo o planeta. O desequilíbrio do meio ambiente e seus efeitos na natureza: secas, enchentes, terremotos, ciclones e outros não respeitarão toda a tecnologia desenvolvida pelo homem, porque contra a natureza ferida, o homem será subjugado.
Além disso, gradativamente, o Apocalipse vai se instalando e milhares, de milhares, de pessoas serão vítimas do impacto provocado pelos poderosos "os governantes" das nações ricas que exploram as riquezas dos povos.
Há esperança para humanidade nessa visão catastróficas e futurista, talvez sim, se as organizações internacionais e as lideranças mundiais tomarem uma atitude em prol da preservação da raça humana. Do contrário, caminharemos para uma nova era, que não será da pós-modernidade, mas de reconstrução da humanidade.

domingo, 4 de maio de 2008

Mês da família

O mês de maio é considerado o "mês da família". Família é a célula social que constitui a sociedade em todo o mundo. A família nasceu no coração de Deus para o homem. Por essa razão, a instituição famíliar tem sido severamente atacada por vãs filosofias ou ideias que procuram denegrir e destituir o valor social da família para o homem.
De fato, quando se quer destruir uma sociedade ataca-se diretamente a família, porque ela é o nó que amarra a rede social de uma nação. Precisamos investir na família, preservá-la, valorizá-la, conscientizar as pessoas da sua importância social e cristã.
Os grandes flagelos sociais são decorrentes de famílias destruídas pelas drogas, pelo álcool, pela violência, pela ignorância e desamor. Não temos vergonha de afirmar que a miserabilidade vivida pelos povos no mundo inteiro é uma consequência direta da quebra da aliança familiar que acaba empurrando filhos para prostituição, drogas e a criminalidade.
Como cristãos temos que entender a bênção que é a família quando está no propósito de Deus. Por isso, precisamos edificar, construí-la dia-a-dia na admoestação do Senhor Jesus envolvendo pais e filhos (família) no estudo da palavra, oração e ação social, procurando por todos os meios minimizar o sofrimento de milhares de famílias que não tem colocado Deus em primeiro lugar em suas vidas. No reino de Deus, família é coisa séria, muito séria.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Liberação ou Proibição no uso da maconha?

O regime democrático caracteriza-se pela liberdade de expressão, ideias, mobilizações, movimentos sociais em defesa dos excluídos ou das minorias. Tudo isso, faz da democracia o melhor regime político-social do mundo.
No entanto, apesar da liberdade liberada na democracia existem os riscos da libertinagem ou os excessos promovidos por pessoas que, em nome da democracia destorçem seu caráter em favor de interesses escusos.
Atualmente, surge no país um movimento em favor da legalidade da maconha, droga muito perigosa porque causa dependência e que alimenta uma rede de traficantes que estão milionários explorando a fraqueza dos dependentes. As ramificações dessa máfia branca atinge todos os níveis do poder público e privado. É muito dinheiro, poder e droga envolvendo pessoas desde o traficante "pé de chinelo" do morro ao "doutor" da alta sociedade.
A passeata em prol da legalidade da maconha é algo terrível e perigoso para a sociedade, porque tudo que é prejudicial e maldoso se propaga com facilidade.
Você já parou para pensar se essa burrice for aprovada, estaremos todos fumando maconha direta ou indiretamente, porque será vendido livremente como se vende cigarro numa banca de revista ou em qualquer shopping da cidade.
Alguém pode até pensar ingenuamente, mas vai acabar com o tráfego! No entanto, vai aumentar a produção da droga para atender aos consumidores que serão potenciais doentes que vão requisitar do poder público recursos para saúde, a fim de tratar as consequências do vício, da mesma forma como ocorre com o cigarro e as vultosas indenizações.
Mas, quem vai se responsabilizar com os danos causados no futuro? O governo, os produtores de maconha, quem? Sejamos inteligentes e cortemos o mal pela raiz.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Dia do trabalhador

Hoje, comemora-se em todo o mundo, o dia do trabalho, sendo feriado nacional aqui no Brasil, Portugal e em outros países. O curioso é que no dia do trabalho não se trabalha, talvez devesse mudar o rótulo do feriado, em vez de dia do trabalho deveria se chamar Dia do Trabalhador.
A partir da era Vargas (1930 - 1945), os trabalhadores passaram a ter direitos que lhes garantiam estabilidade e segurança no emprego, além de benefícios sociais que ao longo dos anos sofreram aperfeiçoamentos, embora a CLT ainda permanece a mesma. Na realidade, faz necessário uma ampla reforma nas leis trabalhista do Brasil para se adequar ao contexto mundial.
Enquanto não acontece, as entidades sindicais comemoram a festa dos trabalhadores e agora com uma motivação a mais, não precisam prestar contas de suas despesas. A festa é de todos, de norte a sul do pais.
Alegremos e nos regozijemos com esse dia para homenagear os trabalhadores.