Ontem escrevemos sobre liderança na perspectiva de serviço, com base na noção do Líder Servidor de James Hunter. Essa visão é uma evolução dos conceitos de liderança ao longo dos anos que está sendo difundido nas organizações. É preciso compreender que liderança não é cargo ou posição social que proporcione status ou privilégios. Na realidade, ninguém nasce líder, porque não existe DNA de líder. As pessoas precisam de conteúdo e de transformação na forma de visualizar sua missão de liderança. O verdadeiro líder forma outros líderes.
Faz-se necessário que o líder tenha capacidade de oferecer causas e significado as pessoas. O líder precisa ouvir mais, dar e receber feedback. O líder também precisa aprender a ter mais equilíbrio em suas emoções em qualquer dimensão da vida. O que adianta ter sucesso profissional e ser um fracasso no relacionamento familiar? O líder é líder em casa, na família, na comunidade onde vive, ele sempre está presente. É algo próprio da sua natureza.
A liderança é uma questão de atitude, logo pode ser desenvolvida com autodeterminação e perseverança. Então, que atitudes devem ter o líder? buscar bons relacionamentos, ser cuidadoso em suas ações como um todo, trabalhar focalizado, dar o exemplo naquilo que diz, ser coerente, humilde e criativo.
Além disso, a integridade deve ser a competência mais importante para um líder em qualquer situação. É preciso aprender a lidar com a ambiguidade, compartilhar decisões, ser flexível, buscar o conhecimento sempre, porque o mundo está globalizado e é dinâmico, de forma que muitas vezes faz-se necessário flexibilidade as adaptações da conjuntura.
Portanto, ser líder é uma responsabilidade de todos nós, porque dentro de nós temos um potencial de líder. Cada um de nós é líder em algum momento da vida. Liderar é influenciar pessoas e servir.
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