O mundo está acompanhando com muita atenção as eleições nos Estados Unidos da América. Dois candidatos concorrem ao cargo mais importante do planeta: Barack Obama (partido Democrata) e John McCain (partido Republicano).
Nos chama atenção nessas eleições, o fato de que pela primeira vez, os Estados Unidos poderão eleger um negro a presidência da nação mais rica do mundo. Todos sabem do preconceito racial do povo americano, apesar de que essa atitude tem sido modificada ao longo dos anos, mas a discriminação ainda existe. Mas, tenho dúvidas se Obama, sendo eleito, governará até o fim do seu mandato.
Outra questão que preocupa a todos nós é a situação econômica dos Estados Unidos. Qual dos dois candidatos está mais preparado para enfrentar a crise econômica mundial? Uma vez que a crise originou-se nos Estados Unidos e desencadeou um processo de desequilíbrio na economia mundial com perdas nas bolsas de valores, redução do crédito e do crescimento econômicos de muitos países.
O resultado dessa eleição será o ponto decisivo quanto ao destino da economia e da política americana e dos demais países. Os Estados Unidos precisam resgatar a credibilidade mundial e a liderança política, sem fazer guerras, nem dominar nações gerando um sentimento anti-americano. O responsável por essa impopularidade dos americanos é o atual presidente George Bush, o maior fracasso político dos Estados Unidos.
Vamos torcer para que o povo americano escolha com convicção e sabedoria aquele que seja o melhor para os Estados Unidos e o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário