Os Estados Unidos da América têm novo presidente, Barack Obama. O presidente eleito tomará posse em Janeiro de 2009 e terá grandes desafios pela frente. Um deles é resgatar a credibilidade da maior economia do mundo, promover a paz entre palestinos e israelenses e desenvolver uma política externa sem fazer guerra, mas a paz.
Obama é o primeiro presidente negro dos EUA. O seu partido, democrata, aproveitou-se da insatisfação do povo americano contra o atual governo e prometeram mudanças. Chegou a hora de mudar. Mudança foi a palavra chave que elegeu Barack Obama e gerou esperança no coração dos americanos de todas as classes sociais e inclusive das demais nações dos cinco continentes.
A tarefa do novo governo não será fácil. Ninguém deve ser ingénuo em acreditar que ele será o salvador do planeta. Barack para se eleger precisou se comprometer com muitas corporações e diversos interesses. Atender a todos será quase impossível, além disso, iniciará o governo pressionado por uma profunda crise econômica que está mergulhando muitos países numa recessão inevitável.
O novo governo ainda receberá as consequências maldita de duas guerras promovidas pela insensatez de George Bush. Mas, um fato não podemos negar, a eleição de um candidato negro a Casa Branca dos EUA foi uma grande mudança de paradigmas que nos dá esperança e nos faz torcer para que ele consiga fazer um governo para todos os americanos e para o mundo.
Afirmou Obama: "O caminho à frente será longo. Nossa escalada será árdua. Podemos não chegar lá em um ano ou em um mandato, mas América nunca estive mais esperançoso do que nesta noite de que chegaremos lá".
Nenhum comentário:
Postar um comentário