A liderança desse movimento que mudou a história do Brasil foi do marechal Deodoro da Fonseca. Dizem os compêndios de história que ele entrou no Quartel-General do Exército, hoje Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro, montado num cavalo e declarou o fim da monarquia.
Esse movimento político foi resultado das conspirações de republicanos que culminaram com a derrubada da monarquia não havendo a participação direta do povo. Aliás, o povo brasileiro demorou muito tempo para tomar conhecimento do que havia acontecido, pois naquela época não havia as facilidades de comunicação que temos hoje.
Mas, o fato é que a República no Brasil sobreviveu a diversas lutas internas, revoluções, autoritarismo civil e militar, duas grandes guerras mundiais, recessão, depressão, crises políticas e econômicas. Assim, de Deodoro a Lula temos muitas histórias de um Brasil República que segue seu caminho como país emergente em busca do desenvolvimento sustentável, mas sem deixar a democracia que é a marca de um povo que participa de sua história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário