A maior preocupação do líder é conduzir as pessoas no alcance dos objetivos organizacionais e proporcionar significado ao trabalho, fazendo com que as pessoas saibam o que estão fazendo e defendam aquilo que fazem.
Liderança é uma postura muito importante para o profissional que exige competência para atuar em organizações públicas ou privadas de qualquer tamanho. Acredita-se que o futuro das corporações está nas mãos de quem tem qualificação técnica e postura de líder.
O chefe nem sempre apresenta um comportamento de líder. Sabe-se que no ambiente organizacional e na vida social o relacionamento é fundamental. Logo, algumas atitudes podem diferenciar o líder do chefe, por exemplo: ter capacidade de agir com paciência, humildade, respeito, generosidade, honestidade e confiança.
Evidentemente que, além da empatia, o líder procura entender o funcionário. Ele procura envolver os funcionários na busca de seus objetivos. Assim, para se tornar um líder é preciso envolvimento, serviço, participação nas decisões, dar liberdade para críticas, eliminar as disputas e criar um relacionamento de confiança, a fim de contribuir para o alcance da excelência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário