No mundo corporativo encontramos todo tipo de pessoa, algumas são companheiras, leais e éticas, outras nem tanto. O profissional ambicioso, invejoso e egoísta é uma praga que também temos que aprender a conviver no competitivo ambiente de trabalho. Pessoas dessa qualidade são problemáticas e de difícil relacionamento, porque elas não medem distancia para alcançar seus objetivos dentro da empresa, mesmo que isso custe caro, ao ponto de passar por cima de quem estiver na sua frente.
Elas têm uma natureza tão negativa que as vezes agem de forma inconsciente, no sentido de tirar proveito de uma situação para criticar o colega e criar um clima organizacional negativo. Essas pessoas sempre encontram algum motivo para falar pelas costas. Elas não pensam duas vezes em querer prejudicar o colega de trabalho e isso é algo muito comum no meio organizacional.
Por outro lado, pessoas mais espiritualizadas procuram não prejudicar o próximo, agem com ética, porque sabem que toda ação produz um reação e de alguma forma aquilo que plantar hoje, colherá amanhã.
Na vida, assim como, na carreira profissional nossas atitudes têm consequências mais cedo ou mais tarde. Portanto, devemos evitar prejudicar o colega de trabalho, por vários motivos, mas principalmente:
1. Porque o mercado de trabalho é pequeno e todo mundo se conhece. Alguém que se sentiu prejudicado contará para seus amigos, e logo todos ficarão sabendo.
2. Porque a vida dá muitas voltas. Hoje, a pessoa pode ser estagiário, amanhã pode ser o chefe. Nunca se sabe o que irá acontecer no futuro.
3. Porque quem faz fofoca e critica terceiros, não é capaz de reconhecer os próprios erros, agem dessa forma para ocultar sua incompetência.
4. Porque quem tenta prejudicar o colega de trabalho, fica com uma imagem negativa junto aos demais companheiros da equipe. Ninguém é obrigado a gostar de todo mundo, mas devemos ter respeito e ética.
5. Porque fazer críticas as pessoas pelas costas é uma atitude de covardia.
Portanto, aprendamos a conviver com essas pessoas com sabedoria e cautela, ao mesmo tempo que também devemos corrigir as falhas que possam prejudicar alguém.
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