Uma das coisas mais comuns no ambiente corporativo e social é a fofoca, ou seja, fazer afirmações não baseadas em fatos concretos, especulando em relação à vida alheia. Essa atitude tem provocado muitos conflitos organizacionais, quando os boatos começam a transitar pelos corredores da empresa. Em geral, isso causa constrangimento e pode culminar em confusão e até rompimento de relacionamentos comprometendo a harmonia social.
Infelizmente, é um mal difícil de se evitar, porque a mentira, o boato ou a fofoca faz parte da natureza humana indisciplinada. Contudo, é possível se proteger. Evitar completamente a fofoca parece ser algo impossível, mas podemos minimizá-la e não acrescentar valor ao seu desenvolvimento.
Algumas sugestões podem ajudar a tornar o clima organizacional mais saudável:
- Quando surgir um boato no ambiente de trabalho não repasse adiante. Procure não valorizar, nem dar importância ao falatório.
- Se ouvir algum comentário inconveniente, não dê atenção, ignore.
- Quando alguém lhe questionar a respeito de algum boato ou fofoca, seja objetivo e responda que desconhece o assunto.
- No meio de uma conversa ou reunião evite fazer comentários sobre a vida particular de um colega de trabalho, principalmente, se for algo de que você ouviu falar, mas não tem confirmação, isso pode causar estragos e prejudicar alguém.
- Procure não fazer piadas que envolvam colegas de trabalho, pois pode comprometer o convívio social no ambiente de trabalho.
- Procure freiar a língua e respeite a diversidade.
- Quando necessitar desabafar um problema procure alguém da sua confiança, no local e momento adequado.
- O gestor precisa adotar uma política de comunicação interna clara e eficaz, isso pode minimizar a fofoca na organização.
A fofoca corporativa é um vírus perigoso que precisa ser combatido com rigor. A vacina é o diálogo individual, a fim de evitar problemas futuros.
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