A motivação é um impulso que nos faz avançar em busca de alcançar objetivos. A motivação é muito importante em qualquer área de atuação de nossa vida, seja pessoal, profissional ou espiritual.
A motivação nos dá motivos que nos leva a tomar atitudes em forma de ações. Logo, é um combustível vital para nossas realizações e conquistas diária que nos faz produzirmos mais e melhor. Além disso, o indivíduo motivado contagia as pessoas que estão em sua volta, envolvendo-as na realização de objetivos e alcance de metas colaborando para uma convivência agradável, especialmente, no ambiente de trabalho.
As corporações priorizam as pessoas motivadas, que têm iniciativa de querer fazer as coisas, que estão sempre dispostas a colaborar. No entanto, não basta ser motivado, também é preciso que as empresas invistam no processo de desenvolvimento humano criando um ambiente motivador. Mas, o primeiro passo é o planejamento, a fim de evitar o desperdício de investimentos. É de extrema importância planejar o desenvolvimento de ações motivacionais, porém não se pode desfocar o fator que motiva uma equipe. Nesse sentido, o administrador tem um grande desafio pela frente desenvolver estratégias que gerem motivação pessoal, profissional e até espiritual.
As três esferas de motivação faz parte do contexto individual e do grupo que precisam ser trabalhadas em pleno equilíbrio, porque envolvem plano de carreira, metas pessoais, projetos futuros como contribuição para o desenvolvimento do trabalho.
Assim, para manter uma equipe motivada, coletiva e individualmente, é uma competência que faz a diferença no mundo corporativo. Quando se descobre as reais necessidades de motivação da equipe de funcionários para ter motivação no cumprimento de sua missão, então tem-se encontrado o equilíbrio entre a motivação pessoal, profissional e espiritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário