A escolha de uma profissão é um passo decisivo na vida da pessoa. Em nossos dias, jovens e adolescentes precisam fazer essa escolha quando se submetem ao vestibular. Mas, será que eles têm maturidade suficiente para fazer a escolha certa? Sempre que eu questiono meus alunos a cerca da escolha profissional é muito frequente ouvir a mesma resposta "não era a profissão dos meus sonhos".
A maioria deles conseguem concluir o curso e ingressam no mercado de trabalho. Então, surge o questionamento, será que eles estão realizados na profissão? A escolha profissional é um grande investimento que envolve recursos financeiros, materiais, tempo, renúncias, dedicação e muito esforço. Estudar quatro ou cinco anos numa universidade para depois concluir que não era aquilo que sonhava, é um grande desperdício de investimentos.
Essas pessoas se tornam profissionais, mas percebem que não são felizes com a escolha que fizeram. Mas, será que ainda há tempo de mudar de carreira? Tomar essa decisão é algo que precisa ser planejado estrategicamente para não obter resultados negativos ou nova decepção profissional.
É preciso repensar as escolhas e procurar a motivação certa, alguma coisa que podemos fazer e que nos sintamos satisfeitos, uma vez que o trabalho deve representar mais do que ganho financeiro, mas sim, aumento da auto-estima, gratificação pessoal, reconhecimento e muitos outros ganhos diretos e indiretos que são capazes de tornar a vida mais prazerosa.
Portanto, o autoconhecimento é fundamental para quem deseja mudar os rumos da sua vida profissional. A pessoa deve ser capaz de identificar quais são seus reais objetivos e como fazer para alcançá-los. Para isso, é necessário planejamento, ter paciência, determinação e persistência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário