A saúde pública no Brasil está passando por um momento inesperado, a volta da febre amarela, doença que estava erradicada desde 1942. De forma que a febre amarela era uma doença silvestre. Quem não lembra do surto epidêmico combatido por Osvaldo Cruz e a campanha de vacinação. Entre 1996 e 2007 têm-se registro de 349 casos no país, provavelmente, eram pessoas que entravam nas matas sem os devidos cuidados.
A febre amarela é uma doença virótica transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o conhecido mosquito da dengue. É uma doença perigosa, porque não existe medicamento específico para tratá-la. Já foram registrados alguns casos da doença em Brasília e isso tem provocado uma corrida das pessoas aos postos de saúde para serem vacinadas.
Mas, o Ministro da Saúde afirma que ainda não há um surto epidêmico da doença e que o país dispõe 2 milhões de doses da vacina. O problema é a desconfiança do povo, porque as autoridades do governo fazem uma afirmativa num dia e no outro, desmentem o que afirmaram com ações inesperadas.
Dar para confiar??? Esperamos que sim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário