Liderança é uma característica indispensável para um gestor. O sucesso de quem administra é 50% capacidade de liderança e 50% capacidade administrativa. Portanto, essas habilidades devem estar integradas e indissociáveis. O gestor líder tem na comunicação um forte aliado. Mas, se o líder não for um bom comunicador?
Na realidade não podemos conceber uma liderança que não saiba se comunicar, mas é possível acontecer. E como o líder pode se tornar um comunicador? Para ser um comunicador eficaz algumas sugestões podem ajudar:
1. Falar pausadamente e com clareza.
2. É importante ter boa pronúncia do vocábulo.
3. Ter um processo empático, firmeza, assertividade e respeito.
4. Possuir uma linha de pensamento que leve em consideração a sensibilidade e a característica do ouvinte.
5. Utilizar o corpo para se expressar.
6. Ser gentil, cortês e apresentar boa educação.
Essas sugestões podem colaborar no desenvolvimento do processo de comunicação do líder, é um exercício prático que se adquire com a experiência e convivência com as pessoas com as quais o líder precisa aprender a se relacionar para melhorar a comunicação em qualquer contexto do trabalho.
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