Muito se tem escrito e comentado acerca da inteligência emocional. Conceitualmente, podemos dizer que inteligência emocional é a capacidade desenvolvida pela pessoa que se traduz na confiança, automotivação, empatia, facilidade de aprender, relacionar-se positivamente, persuasão, persistência, comunicação e iniciativa.
Essas características têm feito a diferença entre o sucesso e o fracasso no mundo corporativo e até mesmo na vida cotidiana do indivíduo. As emoções quando são equilibradas ou controladas alcançam resultados excepcionais em qualquer que seja a situação.
As empresas andam a caça de pessoas que tenham as habilidades que constituem a inteligência emocional porque produzem resultados. Mas, como desenvolver a inteligência emocional? Na realidade, essa capacidade não se adquire geneticamente, mas é uma atitude que precisa ser aprendida e desenvolvida. Todos nós estamos sujeitos a momentos de stress e a diferença está em como lidamos com o stress para superá-lo sem comprometermos o equilíbrio das emoções e a performance do trabalho.
Com esforço próprio e aprendizado pode-se desenvolver a inteligência emocional, embora algumas pessoas precisem de ajuda de um especialista para superar suas limitações. Portanto, conhecimento, perspectiva e atitude são fundamentais quando associado a inteligência emocional que é o ponto de interseção que energiza a carreira profissional rumo ao sucesso.
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