Comemora-se hoje o dia do professor. Uma categoria profissional das mais relevantes para a sociedade, porque é através da sua vida dedicada ao conhecimento que o professor ajuda a formar cidadãos nas diversas profissões. Na realidade, todas as profissões têm sua origem nos ensinamentos de um professor.
Quem não se lembra de algum professor que marcou sua vida em um determinado tempo? Certamente, o professor tem muita responsabilidade por formar nas crianças, adolescentes, jovens e adultos o sentimento de cidadania, de caráter, de ética e valores sociais indispensáveis para constituição de uma nação.
Mas, sempre tem um mas, o professor, apesar de sua importância social, não tem recebido o reconhecimento e a valorização que lhe é devido por parte dos governantes. Essa situação se estende desde o ensino fundamental até o ensino superior. Existem grande defasagem salarial, condições de trabalho deficientes, dificuldade em capacitação, além de outras questões importantes que não são da prioridade dos governantes e revelam o total descaso com a educação em nosso país.
Ao observarmos o nosso modelo de educação verificamos que estamos muito aquém do que deveríamos estar em relação aos países desenvolvidos. Precisamos urgentemente de uma reforma na educação brasileira que valorize o professor e prepare melhor os nossos alunos para o futuro que exigirá das novas gerações mais conhecimento e tecnologia.
O professor é o personagem principal, no que diz respeito a educação e as políticas educacionais precisam olhar com valorosidade o trabalho de quem doa seu maior patrimônio, o conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário