A natureza e o exercício da liderança tem sido objeto de estudo do homem ao longo da sua história. Todas as pessoas têm potencial para liderar, uns mais outros menos, mas em qualquer momento da vida vai ser preciso se deparar com uma situação que lhe vai exigir o papel de líder. De forma que, conceitualmente, liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. Para desenvolver essa habilidade de motivar e influenciar pessoas para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma possível, algumas dicas podem ajudar a quem almeja ser líder no ambiente de trabalho, na escola, na comunidade e até na família.
1. Aprenda a respeitar as pessoas - para ser líder, você não precisa ser chefe e exigir obediência dos liderados. Liderar é, antes de mais nada, saber respeitar as pessoas que estão à sua volta e as limitações de cada um.
2. Seja dedicado naquilo que faz - não basta cumprir seu horário de trabalho e pensar que já fez o suficiente. Quem se destaca e revela espírito de liderança é a pessoa que ama o que faz, se envolve, esforça-se ao máximo e não espera ordens para conseguir fazer as coisas melhores.
3. Busque o conhecimento - quem fica parado é poste. Aqueles que não buscam o conhecimento acabam ficando para trás no competitivo mercado de trabalho. Porém, vale ressaltar, é preciso aplicar esse conhecimento no dia-a-dia e compartilhar informações com os colegas de trabalho.
4. Reavalie seus objetivos - periodicamente, reveja suas metas, reavalie seus objetivos, o que foi conquistado e o que faltou conquistar. Essa atitude permite que estejamos em constante processo de aprimoramento. Faça frequentes reflexões para avaliar se está indo pelo caminho certo.
5. Características básicas do líder - quem quer ser líder não pode desprezar essas características: atitude, responsabilidade, discrição, coragem, organização, fidelidade, ética e humildade.
6. Características que destroem a carreira do líder: postura antiética, falta de profissionalismo, não interagir com os colegas, ser mal-humorado.
Essas dicas podem ajudar a repensar nosso estilo de liderança.
Um comentário:
ótimo texto, prof! O amor e a força de vontade precisa mesmo estar a frente de tudo que pretendemos realizar. Abraço.
Postar um comentário