A palavra "crise" tem sido pronunciada com muita frequência nos dias atuais. Ela está nos jornais, nas revistas, na televisão, enfim em todos os meios de comunicação só se fala nesse tema e de suas repercussões na vida das pessoas.
Crise pode ser definida como uma situação difícil, um momento delicado e de cautela que a pessoa está enfrentando por uma causa definida ou até mesmo indefinida.
Há na Bíblia um personagem que viveu um crise profunda, onde os fatos que a geraram aconteceram ao mesmo tempo. Estou me referindo ao caso de Jó. Quais foram as crises que Jó enfrentou?
1. Crise financeira - de uma só vez, Jó perdeu toda sua riqueza. Se fosse nos dias de hoje, poderíamos dizer que as ações do mega investidor Jó caíram, despencaram e de uma hora para outra, ele estava falido, sem um real disponível. Geralmente, nessas horas quando o dinheiro vai embora desaparecem os amigos, os conflitos familiares se tornam mais presentes e até podendo chegar a rejeição.
2. Crise familiar - Jó, também de uma só vez, enfrenta a morte de todos os filhos, enfrenta o abandono dos irmãos, dos parentes e até da esposa que manda Jó amaldiçoar a Deus e morrer.
3. Crise na saúde - Jó perdeu a saúde com uma enfermidade incurável.
4. Crise existencial - Jó mergulha num sentimento de indignidade ao ponto de achar que não é digno de viver, que seria melhor morrer.
Passarmos por crises é algo inevitável, todos de alguma forma haveremos de atravessar momento difíceis na vida, mas o que fazer quando a crise nos atingir?
1. Ter consciência de que a crise nem sempre é consequência de pecado. Todo ser humano vive momentos de crise, tanto os bons quanto os maus sujeitos.
2. Confiar em Deus. Esse é o diferencial, crê que Deus está no controle de nossas vidas, que nos ama e que nos ajuda a atravessarmos a tempestade, porque Ele acalma o mar, segura em nossa mão e nos leva tranquilos até o fim da jornada.
3. Humilhar-se perante o Senhor nosso Deus que sabe o que está fazendo e porque está fazendo, que nos revelou seu poder e a sua sabedoria através de tudo que criou.
4. Ter paciência, nessa vida tudo passa, nada é eterno. A crise vai passar, o sofrimento vai passar.
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã e as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã que nasce, assim como todos os dias nasce o sol. Espere em Deus, o caso de Jó é um exemplo do quanto Deus tem propósito para nossa vida. Foi através da crise que Deus fechou a boca do inimigo que acusou Jó de servir a Deus por causa da riqueza que possuía. O nosso Deus é fiel e nos ama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário