domingo, 8 de fevereiro de 2009

Relacionamento - empresa/cliente

Muitos livros, artigos, palestras e cursos tem abordado o tema relacionamento, que é crucial para todos nós, isso porque, vivemos relacionamentos em nosso cotidiano. Mas, a questão que eu gostaria de nortear nessa reflexão é: como relacionar-se com as pessoas no ambiente de trabalho de forma a cativá-las e torná-la dispostas a voltar sempre? Responder a essa questão, de forma correta, é um grande desafio para as empresas. A verdade é que temos de melhorar continuamente o nosso relacionamento com as pessoas. Isso deve ser uma busca constante, assim como, buscamos excelência naquilo que fazemos a cada dia.
As pessoas, nossos clientes internos ou externos, prezam o relacionamento, a confiança, a autenticidade e, sobretudo, ser tratado com amor. Nesse sentido, muitas organizações têm buscado diferentes formas para cativar o cliente, mas o que faz a diferença no relacionamento com o cliente é o amor, o prazer de tratar bem, a alegria de servir e fazer que o cliente sinta-se uma pessoa especial. 
Muitas coisas podem ser imitadas ou copiadas pelas empresas para tentar atrair o cliente, mas uma coisa não se pode imitar, é o AMOR.  Ele é a força que faz mover os relacionamentos em todos os níveis sociais.  
Falar em relacionamento é falar de amor que ocupa todos os espaços do coração e sua frequência é tão forte que o cliente sente e não tem dúvidas na hora de comprar um produto ou serviço. O cliente quando se sente amado, reconhecido e valorizado, ele se torna freguês. Quem não gosta disso?  
Todavia, o relacionamento precisa ser sustentado também por outros fatores, além do AMOR, por exemplo: adequar o produto ou serviço as necessidades e expectativas do cliente, preços justos e cumprimento de promessas. É importante acrescentar que todo relacionamento está sempre ligado à interação pessoal, a relação de pessoas que estabelecem vínculos e mantém vivo a chama do relacionamento.

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