quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Passando pelo deserto

Você já esteve no deserto alguma vez na vida? A palavra deserto indica um lugar de vazio, sem habitação, um ambiente de desolação, algo quase sem vida. Pois é, nesse lugar extremo podemos tirar algumas lições preciosas para nossa edificação espiritual.
Inicialmente, é preciso entender aqui que deserto não é o ambiente físico ou geográfico que conhecemos, mas os momentos difíceis, de dificuldades que muitas enfrentamos sozinhos na luta pela sobrevivência. São os desertos da vida.
1. O deserto é lugar de quebrantamento - quando passamos pelo deserto reconhecemos nossa limitação e dependência de Deus. Foi no deserto que Israel marchou por 40 anos para se humilhar na presença do Todo Poderoso, a fim de reconhecer que Ele é Deus. O próprio Jesus esteve no deserto por 40 dias e foi humilhado, ao mesmo tempo que se fortalecia para enfrentar a sua missão. Mas, os humilhados e quebrantados serão exaltados e vitoriosos.
2. O deserto é lugar de provação -  nele a nossa fé é provada como o ouro, em altas temperaturas até se tornar um metal puro. Lembre-se, Deus prova o justo, porque Ele é Pai e nos ama. É nesse deserto de provas que você será aperfeiçoado, amadurecido, enriquecido de experiências que vão gerar conhecimento e crescimento espiritual.
3. Deserto é lugar para nos auto conhecer - para saber o que estar no teu coração, revelar suas fragilidades e necessidades, reconhecer os limites e a necessidade de depender exclusivamente de Deus. Disse Jesus: sem mim nada podeis fazer. Somos o que somos porque Deus opera em nós o fazer e o realizar. Portanto, no deserto aprendemos a ter essa consciência de total dependência de Deus. Israel viveu no deserto dependendo de Deus, recebendo o maná diariamente, tendo uma nuvem que durante o dia fornecia sombra e a noite, uma chama aquecia o povo do frio, por causa das condições climáticas hostis para a sobrevivência. Além disso, as vestimentas não envelheceram. Isso é milagre de Deus para quem vive na fé.
Se você neste momento anda passando no deserto e Deus está permitindo que isso aconteça em sua vida para que você seja humilhado, provado, não desanime, certamente Deus tem um propósito grandioso para sua vida e você glorificará a Deus.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Carnaval festa da carne

Estamos em pleno festejo carnavalesco. O Brasil parou, principalmente nas capitais do Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. O carnaval é a festa da carnalidade, aliás, o termo tem sua origem no  período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média, marcado pelo "adeus à carne"ou "carne vale". É a liberdade total para extravasar os desejos da carne ou da natureza humana.
Nesse período se exalta a alegria efémera, com base no álcool, na droga, no sexo livre e irresponsável. Tudo é "permitido" em nome do Carnaval para gozar a liberdade, sem pensar no futuro, mas viver apenas o presente como se o presente fosse eterno.
Tudo ilusão, alegria passageira, a liberdade carnal também passa. E o que fica? A falsa felicidade que pode ter consequências no breve futuro. Quem ama essa liberdade da carne, aborrece a Deus e não pertence a Ele. A quarta-feira de cinzas vem em seguida com o falso arrependimento e o falso perdão pelas extravagâncias realizadas.
Se vivêssemos na época do profeta João Batista, certamente ouviríamos ele dizer: "Raça de víboras, quem vos ensina a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento" Lucas 3:7.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cristianismo superficial

O cristianismo é um conjunto de religiões cristãs baseadas nos ensinamentos da pedra angular da igreja, Jesus Cristo e da doutrina de seus apóstolos. Todavia, tem-se observado que a sociedade do mundo ocidental exercem um cristianismo superficial, ou seja, o conhecimento e prática de vida cristã tem pouca profundidade. 
O cristão moderno, não importa a denominação que esteja vinculado, vive na superficialidade, mas porque isso acontece?
1. Porque tem uma fé sem compromisso - Jesus disse: não basta dizer "Senhor, Senhor" é preciso fazer a vontade de Deus. As pessoas só querem bênçãos, mas Deus requer de nós obediência, comunhão e conhecimento Dele. "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus", as bênçãos virão, segundo o beneplácito de sua vontade.
2. Porque vive a procura de méritos pessoais - Jesus disse: sem mim, nada podeis fazer. A vontade Deus é que dependamos Dele em tudo, quer seja nas conquistas, nas vitórias, tudo é para o louvor de sua Glória. Depender de Deus, é viver pela fé, e isso, agrada a Deus.
3. Porque ouvem, mas não praticam a Palavra - não adianta ir a igreja, orar, ler a Bíblia e não praticar. O conhecimento de Deus, através da palavra bíblica precisa ser enxertada em nós e cumprida em nosso dia-a-dia. A palavra de Deus é luz para nossos caminhos. Quem a conhece e pratica não tropeçará e alcançará seus objetivos.
4. Porque não produz fruto para o Reino de Deus - Jesus nos chamou para sermos frutíferos, ou seja, demonstrarmos através de nossa vida, atitudes espirituais que testifiquem nossa fé em Cristo.
5. Porque não houve mudança de vida - a superficialidade do cristianismo é resultado de uma vida sem arrependimento ou reconhecimento de pecados. Falta o nascer de novo. Ser nova criatura, uma pessoa diferente do que era antes de conhecer a Cristo. Essa transformação de vida é espiritual, embora vivamos no corpo material. Disse Jesus: "é preciso nascer de novo".
O cristianismo autêntico e real é prático. Produz fruto e faz a diferença na sociedade, porque é sal e luz.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Você tem amor ao que faz?

Você gosta do que faz? Você tem amor ao seu trabalho? Amor, esse sentimento tão vulgarizado, porém fundamental para nutrir nossas motivações parece estar tão difícil de encontrá-lo no mundo corporativo. 
As pessoas priorizam, em geral, o ganho financeiro e esquecem que o sentir-se bem e útil naquilo que faz é o caminho para a excelência.
O sucesso profissional exige dedicação, esforço, concentração, disciplina e, principalmente, amar o que faz. Para isso, é preciso investir tempo e dar o melhor de si em cada detalhe. Trabalhar com qualidade é algo a ser buscado continuamente, sem cessar. É acreditar que pode melhorar. 
Quando amamos o que fazemos os relacionamentos no trabalho se tornam melhores, mais cooperativos e isso vale para o trabalho em equipe que deve ser focado no sucesso de todos e não no individual.
Mas, que amor é esse que faz tudo funcionar em perfeita harmonia? Nas corporações o amor, a que me refiro, é o amor comportamental que prima pelo equilíbrio entre o racional e o emocional para a realização do trabalho. É o amor pró-ativo que pode ser interpretado como entusiasmo pelo que faz, sem ingenuidade, mas comprometido com a empresa, com o trabalho, com os colegas e os cliente. 
Portanto, é preciso por amor em tudo que fazemos e os resultados farão a diferença nesse mundo competitivo, onde o amor de muitos já esfriou.  

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Relacionamento - empresa/cliente

Muitos livros, artigos, palestras e cursos tem abordado o tema relacionamento, que é crucial para todos nós, isso porque, vivemos relacionamentos em nosso cotidiano. Mas, a questão que eu gostaria de nortear nessa reflexão é: como relacionar-se com as pessoas no ambiente de trabalho de forma a cativá-las e torná-la dispostas a voltar sempre? Responder a essa questão, de forma correta, é um grande desafio para as empresas. A verdade é que temos de melhorar continuamente o nosso relacionamento com as pessoas. Isso deve ser uma busca constante, assim como, buscamos excelência naquilo que fazemos a cada dia.
As pessoas, nossos clientes internos ou externos, prezam o relacionamento, a confiança, a autenticidade e, sobretudo, ser tratado com amor. Nesse sentido, muitas organizações têm buscado diferentes formas para cativar o cliente, mas o que faz a diferença no relacionamento com o cliente é o amor, o prazer de tratar bem, a alegria de servir e fazer que o cliente sinta-se uma pessoa especial. 
Muitas coisas podem ser imitadas ou copiadas pelas empresas para tentar atrair o cliente, mas uma coisa não se pode imitar, é o AMOR.  Ele é a força que faz mover os relacionamentos em todos os níveis sociais.  
Falar em relacionamento é falar de amor que ocupa todos os espaços do coração e sua frequência é tão forte que o cliente sente e não tem dúvidas na hora de comprar um produto ou serviço. O cliente quando se sente amado, reconhecido e valorizado, ele se torna freguês. Quem não gosta disso?  
Todavia, o relacionamento precisa ser sustentado também por outros fatores, além do AMOR, por exemplo: adequar o produto ou serviço as necessidades e expectativas do cliente, preços justos e cumprimento de promessas. É importante acrescentar que todo relacionamento está sempre ligado à interação pessoal, a relação de pessoas que estabelecem vínculos e mantém vivo a chama do relacionamento.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Como agradar a Deus?

Eu imagino que agradar a Deus não é uma tarefa fácil. Mas, eu penso que se o individuo determinar em seu coração usufruir da presença de Deus em sua vida, a fim de agradá-lo, deve seguir o exemplo de Jesus Cristo.
A palavra agradar significa: fazer alguém feliz, satisfeito. A Bíblia nos exorta a agradar a Deus em tudo - Cl 1:10. No entanto, antes de explicar a respeito do que agrada a Deus, a luz das Escrituras, mencionarei as coisas que não agradam a Deus:
1. Afastar-se Dele, ou seja, viver a vida não reconhecendo o Senhorio de Deus e pensar que é dono de sua própria. Acreditar que não há Deus. (Jr 14:10)
2. Viver para fazer sua própria vontade, obedecendo ao instintos da natureza humana. (Rm 8:8)
3. Falta de fé. (Hb11.6)
4. Os mentirosos, os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que comentem imoralidade sexual, os que praticam a feitiçaria e a idolatria. (Ap 21:8)
Agora, o que realmente agrada a Deus:
1. Obediência - um coração obediente a Deus que vive em temor. (1 Sm15:22)
2. Viver pela fé, na dependência do Senhor.
3. Ter um coração sincero, falar sempre a verdade e praticar obras de amor e justiça. (Hb 11:5 e 1Cr29:17)
Porque temos de agradar a Deus? Porque servir a Deus e viver Nele, para Ele é algo tão prazeroso e incomparável que não temos como explicar o que sentimos quando andamos na presença de Deus. O amor de Deus, nos enche de paz, podemos descansar Nele, porque temos a certeza (fé) que Ele cuida de nós e nunca nos abandonará. Pode uma mãe esquecer de amamentar seu filho de peito, todavia, se algo tão difícil vier acontecer, Deus não esquecerá de nós. Ele por sua imensa Misericórdia e Graça nos amou e nos fez filhos por adoção. Portanto, temos vida abundante para vivermos na sua presença e agradá-lo.