Inicialmente, é preciso entender aqui que deserto não é o ambiente físico ou geográfico que conhecemos, mas os momentos difíceis, de dificuldades que muitas enfrentamos sozinhos na luta pela sobrevivência. São os desertos da vida.
1. O deserto é lugar de quebrantamento - quando passamos pelo deserto reconhecemos nossa limitação e dependência de Deus. Foi no deserto que Israel marchou por 40 anos para se humilhar na presença do Todo Poderoso, a fim de reconhecer que Ele é Deus. O próprio Jesus esteve no deserto por 40 dias e foi humilhado, ao mesmo tempo que se fortalecia para enfrentar a sua missão. Mas, os humilhados e quebrantados serão exaltados e vitoriosos.
2. O deserto é lugar de provação - nele a nossa fé é provada como o ouro, em altas temperaturas até se tornar um metal puro. Lembre-se, Deus prova o justo, porque Ele é Pai e nos ama. É nesse deserto de provas que você será aperfeiçoado, amadurecido, enriquecido de experiências que vão gerar conhecimento e crescimento espiritual.
3. Deserto é lugar para nos auto conhecer - para saber o que estar no teu coração, revelar suas fragilidades e necessidades, reconhecer os limites e a necessidade de depender exclusivamente de Deus. Disse Jesus: sem mim nada podeis fazer. Somos o que somos porque Deus opera em nós o fazer e o realizar. Portanto, no deserto aprendemos a ter essa consciência de total dependência de Deus. Israel viveu no deserto dependendo de Deus, recebendo o maná diariamente, tendo uma nuvem que durante o dia fornecia sombra e a noite, uma chama aquecia o povo do frio, por causa das condições climáticas hostis para a sobrevivência. Além disso, as vestimentas não envelheceram. Isso é milagre de Deus para quem vive na fé.
Se você neste momento anda passando no deserto e Deus está permitindo que isso aconteça em sua vida para que você seja humilhado, provado, não desanime, certamente Deus tem um propósito grandioso para sua vida e você glorificará a Deus.