Você sabe ouvir as pessoas quando elas falam contigo? Saber ouvir, não é apenas ficar calado, enquanto o outro fala conosco, é muito mais do isso. Saber ouvir requer silêncio com atenção e humildade para captar o que a outra pessoa está nos dizendo. Na vida, assim como no ambiente de trabalho, ouvir é imprescindível para o sucesso nos relacionamentos em todos os sentidos, inclusive no mercado de trabalho e em nossa sociedade. Na verdade, ouvir é essencial para qualquer relacionamento social, porque as pessoas sentem necessidade cada vez maior de serem ouvidas.
Portanto, precisamos ouvir mais e melhor as pessoas, isso pode nos ajudar não só no trabalho, mas também em tudo o que nos rodeiam. Assim sendo, como podemos melhorar nossa capacidade de ouvir as pessoas? Eis algumas dicas:
1) Seja receptivo - deixe seu corpo e mente abertos e soltos as solicitudes das pessoas. Dê-lhes atenção.
2) Relaxe e apenas ouça o que a pessoa tem a dizer.
3) Exercite a empatia procurando entender o que a outra pessoa tem a dizer e como ela se sente.
4) Sintonize suas atenções na pessoa que está falando.
Essa dicas podem ajudar a compreender a necessidade de ouvir mais e falar menos. Se assim agirmos estamos criando laços profundos de relacionamentos que contribuirão para a construção de uma amizade longa e leal, na relação cliente-vendedor, nas relações afetivas e familiares, entre outras. Para isso, é necessário ouvir, ouvir cada cliente, cada pessoa, cada contato. Elas vão expressar suas necessidades que poderão ser fundamentais para a realização de grandes negócios. Sem ouvir, sem empatia, qualquer empresa ou pessoa não consegue o sucesso.
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