Na vida profissional é difícil desvincular a vida pessoal do ambiente de trabalho. Elas andam juntas como o corpo e a alma. Definitivamente, não há como separar. Mas, quando a vida pessoal interfere no cotidiano profissional ou o trabalho interfere na vida pessoal, o quê fazer?
Vestir a máscara da hiprocrisia, em ambas situações, não vai resolver o problema. É preciso enfrentar o problema de frente e estabelecer prioridades. O que é indispensável para minha vida que não posso perder ou destruir? Pensar nessa questão pode ajudar a direcionar o limite entre a vida pessoal e profissional. Vejamos algumas dicas que podem colaborar para refletirmos sobre essa relação, mas é preciso humildade de olhar para dentro de si mesmo, a fim de manter a integridade em ambientes que exigem, equidade, princípios e valores que muitas vezes são inegociáveis:
1. Você tem muitos amigos? ou conhece muitas pessoas, mas quais delas você considera amigos? Afinal, amigo é amigo, quer seja no trabalho ou fora dele. Cultive amigos.
2. Lembre-se, o ser humano é indissociável. Tente manter o equilíbrio de suas emoções no lado pessoal e profissional, ambas precisam uma da outra.
3. Além do trabalho, acredite, existe vida fora dele. Você tem uma família que Deus te deu, ela espera por você.
4. Não seja arrogante, nem deixe o sucesso subir a cabeça. Quanto mais alto o cargo, maior poderá ser a queda, mantenha a humildade e a simplicidade, isso é cativante.
5. Trate bem as pessoas, independentemente de quem seja.
6. Lembre-se, a empresa em que você trabalha sobrevive sem você. Portanto, não carregue nas costas todas as responsabilidades, nem se deixe escravizar pelo dinheiro que nunca será suficiente para compensar o tempo e a saúde que você poderá perder, enquanto se distancia de sua família.
Pense nisso, sofra menos, seja mais humano e ativo, mas mostre o quanto você é importante para sua família e seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário