A palavra networking, tão comumente empregada no mundo corporativo, significa rede de relacionamentos, ou seja, trabalhando em rede de contatos. Há várias maneiras de se fazer networking, mas gostaria de enfatizar a importância de se construir relacionamentos no trabalho, através do contato face a face.
Uma das coisas mais difíceis que conheço é a construção de relacionamentos e manutenção deles de forma equilibrada. Fazer amizade consistente e duradora é uma arte e habilidade que não se aprende nas escolas, aliás em nossa vida acadêmica aprendemos de tudo um pouco, mas não aprendemos a se relacionar. Relacionamento não se aprende, se desenvolve através de uma convivência que desperte um comportamento positivo, isso inclui ser caloroso, entusiástico, relaxado, curioso, prestativo, paciente, interessado, honesto, comprometido, responsável, comunicativo e crível. Esse tipo de conduta é capaz de atrair pessoas a nossa volta, a conhecer outras pessoas do nosso ciclo profissional fora do ambiente de trabalho e estabelecer conexões. Para essa rede se tornar eficiente faz-se necessário o diálogo que é o princípio básico de todo relacionamento. Conseguindo-se isso, tenta-se achar formas de trocar informações e de se ajudar mutuamente.
Assim, tem início um networking que deve ser preservado ao longo de nossa vida profissional e pessoal, o que torna os networking um valioso patrimônio constituído por pessoas competentes, conectadas e emocionalmente inteligentes, isso faz toda a diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário