Um dos maiores objetivos da informática em enfermagem é implantar um sistema de informação clínica que atenda as necessidades da enfermagem para processamento de informações que apoiem a sua prática, inclusive as peculiaridades contingenciais e os padrões de sistemas.
Como se sabe, um sistema de informação consiste de um conjunto de elementos formado por pessoas, informações, processos, hardware e software, que, trabalhando juntos, esses elementos se complementam para desenvolver funções específicas. As pessoas, o sistema e o processo de trabalho devem funcionar em harmonia para maximizar os benefícios da capacidade humana e tecnológica.
Mas, para que esses benefícios aconteçam, é indispensável a participação ativa dos profissionais de enfermagem no desenvolvimento do sistema, a fim de potencializar o crescimento e autodeterminação para o questionamento e a transformação do conhecimento prático em conhecimento informatizado.
Portanto, é imperativo a participação desses profissionais no desenho do sistema para que possam, explicitamente, comunicar suas necessidades aos desenvolvedores. Com isso, o sistema será capaz de satisfazer as expectativas dos usuários finais e servir para ajudar o processo de trabalho da enfermagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário