Hoje, comemora-se o Dia Internacional da Água, um patrimônio indispensável para a humanidade. Um bem que está se escasseando se não forem tomadas medidas preventivas e uso inteligente desse líquido precioso.
O fato é que, apesar do nosso planeta ter um grande manancial de águas, apenas 3% da água é própria para o consumo humano. Só que, 1,75% a água encontra-se no estado sólido, ou seja, gelo. 1,24% das águas estão nos rios subterrâneos em locais de difícil acesso, nas profundezas do planeta. E, para o nosso consumo, sobram apenas 0,007% de água da terra. Se considerarmos que o planeta tem cerca de seis milhões de seres humanos, sem contarmos com a vida animal que também necessita do precioso líquido, o consumo está ficando cada vez mais difícil.
Diante desses números publicados pelo IBGE, a situação é preocupante, principalmente quando constatamos a existência do desperdício ou mal uso da água, a poluição dos rios pelas indústrias e pelas pessoas inconscientes de sua responsabilidade.
Portanto, as entidades governamentais, a sociedade civil e cada cidadão têm um papel fundamental de preservação e racionalização do uso da água, porque se não tomarmos consciência, em breve espaço de tempo, a humanidade sofrerá as consequências de nossa estupidez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário