Está escrito:
Mas, ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” 2 Coríntios 12:9
Em minhas leituras no livro de 2 Coríntios, encontrei essa passagem que muito me chamou atenção pelo fato do apóstolo Paulo está passando por momentos de dificuldades e ele ora a Deus, aliás, ele roga por três vezes para que Deus retirasse dele o sofrimento (espinho na carne). Mas, o que realmente me surpreendeu foi a resposta de Deus: “Minha graça é suficiente para você”. O que significa essa declaração? O próprio Deus responde: “o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Isso nos mostra que não há méritos no homem. Os propósitos de Deus não se encontram na força humana, pelo contrário, quanto mais fraco eu sou, mais o poder da graça de Deus é revelado em mim.
Isso acontece porque a graça de Deus é anunciada com poder e não é frustrado pelos nossos defeitos e nem depende das nossas virtudes. Portanto, a resposta de Deus para Paulo sobre a suficiência de sua graça é permanente, ou seja, serviu para aquele momento de dificuldade, mas também por toda vida, na qual ele dedicou ao ministério apostólico. Naturalmente, que se aplica também para todos os crentes, em qualquer lugar ou tempo.
Então, o que é graça? Graça é algo imerecido. Em outras palavras, é algo em que há um doador voluntário e um recebedor destinatário que não fez nada para merecer, mas recebe o presente. Foi assim que aconteceu conosco. A graça de Deus que leva pessoas à salvação é chamada de “graça salvadora” estabelecida pela obra expiatória de Cristo.
A partir dessa compreensão fica mais fácil perceber que a suficiente graça de Deus é o poder de Deus derramado sobre nossa vida de diversas formas para nos ajudar a superar todos os desafios do dia a dia. “Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte” (2 Coríntios 12:10).
Será que você, em algum momento da sua vida, não passou por momentos de fraqueza, necessidades, perseguição, injustiça ou angústia? Qualquer que seja a situação que pareça difícil e desfavorável, pode ter certeza de que se Deus tem permitido que essas coisas aconteçam, é porque Ele tem planos para sua vida e isso representa força e não fraqueza. Perceba que mesmo que peçamos a Deus em oração para que nos livre da turbulência, as vezes nada acontece, no entanto, Ele nos supre continuamente e constantemente com sua graça para que possamos suportar e sairmos fortalecidos. Deus sempre nos sustenta com sua graça suficiente.
Mas, a graça de Jesus é tão preciosa, tão linda, tão amorosa, tão poderosa que qualquer luta que possamos enfrentar temos a certeza de que somos mais que vencedor. É algo que sempre podemos confiar, porque Ele nos protege, sustenta, consola, fortalece e nos dá alegria, tudo isso é graça! Jesus prometeu que nunca nos abandonaria: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:20).
O ministério de Paulo não foi destruído, porque ele entendeu que a força de que necessitava vinha de Deus. Então, entenda que a graça de Deus não tem limites, logo tudo aquilo que passarmos nesta vida, segundo a permissão de Deus, passaremos debaixo da sua graça, contudo procure andar de forma submissa, com temor e fé, porque isso sempre resultará em forças em nossa vida, pois é Deus quem nos sustenta.
Logo, a graça é suficiente para mostrar que Deus age em nós, de uma forma tão profunda que as pessoas não são capazes de perceber. É a graça que inunda e ultrapassa todas as adversidades, que faz dos fracos, fortes, dos “loucos”, sábios. Com a graça podemos olhar a vida com outros olhos. Podemos compreender o que é a verdadeira felicidade, quando está alicerçada em Deus, na fé e no amor de Jesus Cristo. Por isso, o apóstolo Paulo disse: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque apendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:11). Isso é graça, superabundante graça!
Por fim, graça sintetiza tudo que Deus é, em sua bondade, misericórdia, amor e justiça que nos concede e que nós, verdadeiramente, não merecíamos, mas Ele nos ama com amor eterno. Graça é compreender a vontade de Deus para nossa vida e vivermos mesmo sem aquilo que pensamos precisar ou que julgamos ser bom para nós. Graça, suficiente graça de Deus!
Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.
3 comentários:
Maravilhosa meditação irmão Sérgio Ribeiro!
Realmente o poder salvador de Jesus é graça, de graça. Nosso precioso Salvador convidou-nos a juntar-nos a Ele, e unir nossa fraqueza a Sua força, nossa ignorância a Sua sabedoria, nossa indignidade a Seus méritos. Está ligação com Deus habilita o homem para o glorioso reino do Céu. Nenhuma invenção humana pode jamais alcança a alma de natureza pecadora. Só a graça pode fazer isto. ALELUIA!
Glória a Deus! Pela Graça somos salvos, sustentados, levantados, consolados, curados, alegados...Quão grande amor Senhor! Te louvamos 💗
A Graça nos alcançou. Aleluia!
Postar um comentário