domingo, 28 de fevereiro de 2021

Ação e Reação


 Está escrito:

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; conhecer o Santo é ter entendimento.” Provérbios 9:10

 

A Bíblia nos ensina que devemos temer a Deus, porque toda sabedoria emana de Deus. Ele é o criador de todas as coisas. Não há nada oculto diante dEle. Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem e veem todos os seus passos (Jó 34:21). Assim, diante da grandeza de Deus e do seu poder, verdadeiramente, devemos demonstrar temor. 

 

Mas, qual a relação entre temor e sabedoria? Temer a Deus não significa viver com medo apavorante de Deus, ou seja, se eu cometer um erro conscientemente (que podemos chamar de "pecado"), Deus vai me castigar severamente. Esta é uma concepção equivocada de Deus. Na verdade, Deus é Santo e Justo, no entanto, o temor a Deus significa admirá-lo de forma amorosa, com reverência e submissão. Essas atitudes verdadeiramente levam ao conhecimento. Que conhecimento? O conhecimento de Deus. Quanto mais buscamos conhecer a Deus, mais aprendemos dEle e o reverenciamos. 

 

Meu querido, não despreze o conhecimento de Deus, mas conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor! (Oseias 6:3). Então, a ação de temor ao Senhor nos leva a sabedoria (o resultado da ação - reação). Assim, quando nos colocamos na posição de temor, estamos  reconhecendo que Deus é o Senhor, o Criador e Redentor, esse é o ponto de partida no caminho do verdadeiro conhecimento de Deus.

 

Que outras razões temos para temer a Deus? A Bíblia nos mostra várias razões, mas vamos mencionar apenas quatro:

1.     É prudente temer a Deus – “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam” (Salmos 111:10). Percebe que o temor a Deus não é algo apenas de palavras, mas de prática que se revela na prudência, na sensatez, no equilíbrio de nossas ações. Lembre-se: Ninguém engana Deus!

2.     É transparente – “O temor do Senhor é límpido” (Salmos 19:9). A ação de temor a Deus é pura, transparente, límpido, sincero e não se pode fingir nesta ação.

3.     Dá conhecimento – “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento” (Provérbios 1:7). O conhecimento de Deus nos ensina a respeito dEle e dos nossos relacionamentos. O temor do Senhor nos faz entender o que realmente significa a vida no plano terrestre e espiritual e nos faz enxergar o mundo como obra da criação de Deus, na qual devemos preservá-la para vivermos em harmonia com ecossistema para o louvor da Sua glória.

4.     Prolonga a vida – “O temor do Senhor conduz à vida” (Provérbios 19:23). O fato de temer a Deus, nos leva a obediência aos Seus mandamentos, a palavra de Deus nos ensina a agir com sabedoria em várias situações, inclusive de perigos ou de riscos, mas apesar de tudo, o Senhor se agrada de quem o teme e “mal nenhum o visitará” (Provérbios 19:23), portanto a nossa vida é prolongada pela Graça de Deus.

 

Assim, sabemos que toda sabedoria vem de Deus e Ele quer o nosso bem, por isso nos deu mandamentos para nos guiar e nos enviou Jesus Cristo para nos ensinar muitas coisas, a respeito de Deus e como devemos obedecer a seus mandamentos. De forma que, podemos ter a certeza de que o caminho de Deus é perfeito e confiável, Ele é escudo para todos os que nEle se refugiam (Salmos 18:30).

 

Por fim, o temor a Deus que converge para o princípio da sabedoria (ação-reação) nos leva a um aprendizado teórico-prático em várias situações da nossa vida, quer seja, nos relacionamentos, nas dificuldades, nas tentações, nas finanças, no trabalho ou nas decisões, o Senhor nos ensina a cada dia a sermos dependentes dEle, porque Ele tem cuidado de nós e nos ajuda a entender melhor qual é a vontade dEle para nossa vida.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

4 comentários:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

A verdadeira sabedoria é um tesouro tão perdurável como a própria eternidade. A sabedoria divina deve ser lâmpada para nossos pés. Assim firmados na Palavra, permaneceremos com as coisas que nos levará a nossa única salvaguarda contra os males deste mundo.

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Parabéns Sérgio por esta pagina só rê o princípio da sabedoria.

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

Parabéns Sérgio por esta pagina só rê o princípio da sabedoria.

Unknown disse...

Glórias a Deus, gostei muito