Está escrito:
O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
1 João 5:4
A fé é o poder de Deus que vence as estratégias do mundo, ou seja, do sistema, das oposições que tentam nos impedir de conquistar a vitória, das vozes contrárias que dizem: não vai conseguir, não tem chance. A ciência confirma que pessoas com fé, independentemente de religião, são mais felizes e possuem um grau de superação maior em relação as pessoas que não acreditam em nada.
No entanto, não basta apenas a fé para se alcançar a vitória, aliás uma conquista é resultado da equação: FÉ + ESFORÇO. A conexão desses elementos resulta na fórmula para o sucesso. A Bíblia apresenta vários personagens que usaram a fé e se esforçaram para que o milagre em suas vidas acontecesse, podemos citar por exemplo: Noé, Abraão, José, Moisés, Paulo e muitos outros.
Mas, o que é fé? A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver (Hebreus 11:1). Antes de mais nada, precisamos confiar que Deus está no controle de nossa vida. Crermos que Ele cuida de nós e nos colocarmos na dependência Dele, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).
Então, não podemos enfrentar as lutas deste mundo se não tivermos a confiança em Deus. Logo, porque Ele está em nós, através do Espírito Santo, podemos vencer os desafios do mundo. É importante destacar que “mundo”, nessa passagem bíblica, do original grego, é AYON que significa reino espiritual das trevas. Em outras palavras, mundo é tudo que se opõe a Deus e ao crente. Mas, no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17).
Outro aspecto a destacar na equação da vitória é o esforço. Apesar de Deus ter-nos dado uma medida de Fé, a qual repartiu a cada um de nós, temos com isso um potencial de Fé. Mas, não significa que devemos nos acomodar e ficarmos tranquilos que venceremos todas as dificuldades apenas com a fé. Não é assim que funciona. Temos que exercermos a fé em Deus, confiarmos em nós mesmos e nos esforçarmos com toda habilidade, conhecimento e condições operacionais que Deus nos concedeu. Por essa razão, o escritor de Hebreus afirma: “não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.” Hebreus 10:35).
Sabe-se que Deus é Deus de milagres. Deus é Deus do impossível, no entanto, o que compete a nós fazermos Deus não agirá. É preciso esforço! Mas, o que quer dizer esforço? O esforço exige um propósito, um objetivo, uma meta a ser alcançada. Então, esforço para conquistar uma vitória requer dedicação, disciplina, renúncia, foco, determinação, perseverança e força. Tais habilidades dependem da nossa vontade. Nenhuma vitória se conquista sem luta, sem esforço, tudo isso precisa estar alinhado a fé e a autoconfiança.
Portanto, esforça-te! Entrega o teu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá (Salmos 37:5). Meu irmão, tenha ânimo, esforce-se um pouco mais, porque desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, que trabalha para aqueles que nele esperam (Isaías 64:6). Faça sua parte, pois Deus zela por você, creia, continue se esforçando, dê seu melhor, persevere, não desista de lutar, a sua vitória está chegando e Deus será glorificado na sua vida.
Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre
Nenhum comentário:
Postar um comentário