domingo, 27 de dezembro de 2020

A armadura de Deus

 

Está escrito:

Vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Efésios 6:13

 

Todos os dias de nossas vidas vivemos uma guerra invisível que é travada ao nosso redor – fato é que não se pode ver e nem ouvir – contudo, pode-se perceber em cada aspecto da nossa vida. Na realidade, temos um inimigo devoto e maligno que busca incessantemente devastar tudo que é importante para nós, tais como: o coração, a mente, o casamento, os filhos, os relacionamentos, os sonhos e outros. O inimigo pode ser invisível, mas não é fictício. Ele é muito real e persistente para travar batalhas contra nós diariamente.

 

No entanto, a Bíblia nos adverte a respeito desse inimigo cruel que precisamos enfrentar, porque a estratégia dele é sempre nos pegar de surpresa, desprevenido e desarmado. Daí a razão de nos mantermos firmes e vestidos com a armadura de Deus, assim esse inimigo sempre perderá miseravelmente. Mas, o que é a armadura de Deus? A armadura de Deus é mais do que uma descrição bíblica, é um plano de ação para ser vestido e desenvolvido estrategicamente de forma personalizada que nos vai garantir a vitória.

 

Lembre-se que Deus não precisa de armadura, porém Ele fez uma armadura para nós vestirmos, por isso, que Paulo a descreve na sua carta aos Efésios 6:11-18. A armadura é para a igreja, ou seja, os cristãos, quem não nasceu de novo (João 3:3) não poderá usar essa armadura.

 

Assim, a descrição de Paulo em Efésios 6, pode ser resumida nos seguintes elementos: cinto da verdade, couraça da justiça, pés calçados com o evangelho da paz, escudo da fé, capacete da salvação e a espada do Espírito (Ef 6:14-17). No versículo 18, ele insere outro  elemento estratégico que é fundamental para o cristão, a oração: “Orem no Espírito”.

 

cinto da verdade é a palavra de Deus e a couraça é da justiça, pois não existe justiça se não houver também a verdade. A couraça ela protege o peito, coração e barriga, mas neste aspecto a palavra de Deus nos protege de sentimentos de tristeza, rancor, angústias, entre outros. A couraça da justiça nos garante bons sentimentos, porque a justiça do crente são as boas obras, o arrependimento, o perdão, o amor e outros elementos do fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22).

 

Os pés calçados com o evangelho da paz, significa que devemos estar preparados, a qualquer momento, para testemunhar o reino de Deus e anunciar o seu evangelho em todo lugar, no trabalho, na escola ou universidade, na família e outros. O evangelho deve ser uma constante em nossa vida e precisamos estar sempre preparados em todo momento para falar as maravilhas de Deus, através de Jesus Cristo.

 

escudo da fé significa que o cristão precisa ter uma confiança inabalável em Deus e em Sua Palavra. O escudo da fé nos protege contra as mentiras e o engano de Satanás, o nosso inimigo invisível. Sabe-se que o escudo protege o corpo inteiro do soldado, logo o crente, através da fé pode se proteger das tentações, angústias, dificuldades, perseguições, maus pensamentos, sentimentos ruins de ódio entre outros que são as setas inflamadas que procuram incendiar a vida do crente com dúvidas e desejos contrários à Palavra de Deus. 

 

capacete da salvação representa a certeza da salvação que temos em Cristo Jesus (Efésios 6:17). Esse conhecimento nos protege de muitas armadilhas preparadas no campo do invisível para nos destruir. Assim, como o capacete tem a função de proteger a cabeça, a esperança da salvação protege nossa mente contra os ataques das mentiras e das tentações.

 

Finalmente, a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Todo cristão precisa conhecer a palavra Deus que revela a verdade, liberta, prepara, protege e corrige. Mas, para usar a espada do Espírito, é fundamental estudar a Bíblia, ela é a palavra do Deus vivo que toca em nosso coração.

 

Portanto, podemos afirmar categoricamente que, enquanto vivermos devemos estar sempre vestidos com a armadura de Deus, porque essa luta não acaba até que o Senhor venha! Amém. Vem, Senhor Jesus!.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

Nenhum comentário: