Na vida pessoal e profissional a motivação é uma força poderosa que nos impulsiona a lutar, a fim de conquistar nossos sonhos. Todavia, há um elemento, também importante que chamamos de ambição. O termo tem um significado muito forte, ou seja, é um desejo intenso de alcançar determinado objetivo. Portanto, o que caracteriza um pessoa ambiciosa é a determinação, o comprometimento com o trabalho e uma forte vontade de crescer profissionalmente. Essas virtudes são muito apreciadas no ambiente corporativo.
Contudo, como estabelecer o limite entre a normalidade da ambição e a obsessão em conquistar algo desejável. Quando a ambição se torna um desejo compulsivo de conquista, custe o que custar, a pessoa acaba destruindo relacionamentos e construindo uma imagem negativa que pode comprometer o convívio social na empresa, os resultados e até mesmo a carreira profissional.
A ambição cega não enxerga as coisas a sua volta e é capaz de romper com princípios e valores éticos para satisfazer seu "ego".
Então, como identificar as características da ambição obsessiva? Podemos apontar a arrogância, o individualismo, o egocentrismo e a falta de ética. Outra característica do ambicioso é que ele não se importa com as pessoas e é capaz de prejudicar alguém para alcançar seus propósitos. O ambicioso obsessivo não tem escrúpulo.
O indivíduo com essas características não acredita que é capaz de crescer na profissão apenas investindo em si, através do aperfeiçoamento, cursos ou treinamentos. Ele tem pressa e essas coisas leva algum tempo, então ela acaba deixando de lado e atropela a todos que estão a sua frente. Muitas vezes, a falta de maturidade ou um ambiente altamente competitivo podem levar a ambição sem limites.
É muito comum nos depararmos com pessoas com esse tipo de atitude, embora até passe despercebida pela própria pessoa. Portanto, é preciso estar atento com as pessoas que estão a nossa volta e, até mesmo conosco. Devemos repensar nossas atitudes para não enveredarmos por um caminho perigoso que pode levar a ruína profissional e destruir relacionamentos pessoais.
Na vida tudo tem limites e a temperança deve ser uma virtude cultivada com muita atenção, pois cada passo que damos vamos em direção a algum lugar. Seja motivado, seja ambicioso, mas com moderação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário