segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Motivados para vencer

Qual é mais importante, o incompetente motivado ou o competente desmotivado?
Sabe-se que a motivação é essencial em qualquer atividade, mas a questão é como manter a motivação naquilo que se faz?
Segundo Maslow, todas as pessoas desejam na vida ter dinheiro, boa saúde, longevidade, felicidade, estima e aceitação, paz de espírito, segurança entre outras coisas. Todavia, para alcançar esse nível de realização é preciso está manter uma motivação ativa. Vejamos algumas dicas que podem manter a chama da motivação vigorosa:
1. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Não adie suas decisões e evite acumular tarefas, pois isso pode comprometer seu desempenho e levá-lo ao estresse.
2. Quando começar algo, termine. Uma das coisas mais desmotivante é começar algo e interromper. Para recomeçar é dificultoso. Portanto, termine o que começou.
3. Confie em si mesmo. Você tem potencial, acredite nisso e siga em frente.
4. Dê valor ao que realmente merece ser valorizado. Dedique-se com intensidade aquilo que são suas prioridades. Administre o seu tempo, mas não viva só para o trabalho, desfrute momentos prazerosos com sua família.
5. Faça planos. Tenha objetivos e metas para serem alcançados e corra atrás. Não viva a vida dos medíocres.
6. Em tudo dai graças. Seja grato a Deus e procure não viver reclamando de tudo e de todos.
7. Viva em amor. Ame! Ame a Deus, a si mesmo e ao próximo. Está provado, quem tem amor vive mais. Quando amamos as pessoas nossos relacionamentos são mais saudáveis.
8. Não tenha medo de errar. Ninguém é perfeito, somos falíveis e temos a oportunidade de aprender com os erros para fazer a diferença no recomeço.
9. Aprenda a ser disciplinado. Para um atleta conquistar uma medalha precisa cumprir com rigor uma disciplina de treinamentos. Assim também é na vida profissional e pessoal. Disciplina é plantar para colher o fruto maduro e doce.
10. Seja perseverante. Olhe fixo para o alvo e prossiga, aconteça o que acontecer. Fomos criados para sonhar e sonhar alto, por isso, não desista de seus sonhos, persista em alcançá-lo.

domingo, 18 de outubro de 2009

Não desista de sonhar

A vida é uma caixinha de surpresas, tudo vai bem num determinado momento, quando de repente, as coisas mudam. Sonhamos em conquistas e realizações, mas as vezes nos deparamos com a decepção e o fracasso. Quantas vezes, por causa das adversidades, simplementes, pensamos em desistir de nossos sonhos? Quantas vezes damos ouvidos as pessoas que dizem que nunca conseguiremos alcançar nossos objetivos? Para que você continuar insistindo nisso ou naquilo? Por que ainda alimenta esperança em algo que não vai se materializar?
Quando a nossa esperança está em Deus e nele confiamos, devemos estar preparados para a jornada que não será fácil e as críticas que procuram bombardear nossa mente para nos fazer desistir. É preciso compreender que sempre houve e sempre haverá aflições, dificuldades, desafios, mas o Senhor, em sua palavra nos diz, tende bom ânimo! Mesmo que as pedras do caminho, sejam as pedras que teremos de carregar nas costas. Mas, não desista do seu alvo, não perca a esperança em Deus que alimenta a fé.
Na verdade, somos filhos de Deus, quando cremos Nele. Somos chamados e enviados por Ele para sermos luz e sal do mundo e aquela alegria do Senhor habita em nós, através do Espírito Santo. Grande é o Senhor que está em nós. Por essa razão, não devemos dar ouvidos as vozes do desânimo e da derrota, mas contemplarmos o Senhor Jesus Cristo que nos diz: Coragem! Eu sou contigo por onde queres que tu fores. Eu sou teu Deus e nunca vou desistir de você. Continue! Essa peleja é minha para você conquistar. Eu estou e sempre estarei com você.

sábado, 17 de outubro de 2009

O sucesso se conquista

Ser um profissional de sucesso é o desejo de todos que almejam uma profissão. Mas, não basta sonhar com o sucesso é preciso conquistar. Aliás, tudo na vida exige esforço, desempenho, renúncia, prioridades, escolhas e decisões. O sucesso está diretamente relacionado a competência, conhecimento da área de atuação, associado com alguns atributos que o profissional moderno deve apresentar como qualidades pessoais que dizem respeito a fatores como postura, ética, humildade, integridade e outros atributos.
Cada um de nós é líder de si mesmo e como tal é observado pelas pessoas, de forma que no exercício profissional, todo gesto, palavras, maneira de tratar o cliente serve de referência para se conquistar o sucesso. Você pode ser um exemplo para as pessoas que lhe cerca. Naturalmente, isso pode despertar a inveja dos medíocres, que agem com arrogância e até perdem o controle de suas emoções no momento de crise. Isso é um comportamento negativo, decepcionante e que prejudica as relações de trabalho.
Faça a diferença e conquiste seu espaço. É preciso se esforçar sempre, ou até mais, do que os outros e, quanto mais ambicioso forem suas metas maiores serão os desafios. Isso motiva e o torna dinâmico.
Por isso, seja líder de si mesmo, cultive e promova a paciência, a habilidade de tratar bem as pessoas, transforme a adversidade em oportunidade e sinalize a necessidade de buscar continuamente o aperfeiçoamento. Fomente também o respeito incondicional. Lembre-se: você não está só e seu crescimento depende da colaboração de diversas pessoas.
O profissional de sucesso deve estudar muito e, principalmente, não esquecer de que não existe sorte na profissão, mas o êxito se conquista com dedicação, ética, conhecimento e resultados sustentáveis.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Curso de Extensão

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Saúde - GEPAIE, está promovendo em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn seção Paraíba, o curso Elaboração e Gestão de Projetos de Pesquisa que será realizado nos dias 27 e 28 de novembro (módulo 1) e 04 e 05 de dezembro (módulo 2) no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. O curso terá duração de trinta horas.
As inscrições encontram-se abertas na secretaria do Departamento de Enfermagem Clínica no horário das 08 às 16 horas. O curso destina-se a estudantes e profissionais interessados na elaboração de projetos de pesquisa.

Este curso tem como princípio fundamental reforçar pontos obscuros da formação acadêmica em relação aos processos de pesquisa, a fim de capacitar as pessoas interessadas para que estas promovam vôos mais altos, no que se refere ao conhecimento pessoal e profissional, além de oferecer subsídios para aqueles que pretendem ingressar em cursos de mestrado ou doutorado.

De forma que, a Elaboração e Gestão de Projeto de Pesquisa pressupõe uma série de detalhes e fundamentos dos quais, geralmente, não se despendem atenção ou aprofundamento necessários. Há certa noção equivocada de que gerir um projeto de pesquisa seja um processo penoso e, muitas vezes, é encarado como uma obrigação inútil. Com este curso, pretende-se desmistificar essa visão e realinhar as pretensões não só dos candidatos a seleção para pós-graduação, mas, sobretudo àqueles que querem descobrir o prazer de pesquisar e estudar em qualquer área de conhecimento.

Mais informações pelo telefone 83.3216.7248

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dai Graças!

Em tudo dai graças... (1Ts5:16-18)
A vida do cristão é repleta de surpresas, há momentos de bonança e de escassez. Muitas vezes passamos por momentos ruim, de tristeza e frustrações, mas que, na realidade podemos experimentar um aprendizado para nossa vida. Por isso, Deus permite que passemos pelo vale das dificuldades, é para nossa edificação e crescimento espiritual.
Deus é bom e misericordioso, o seu amor por nós é algo que não se pode comparar. Deus é fiel e tem sua forma própria de agir com cada um de nós e tudo que Ele permite que nos aconteça, sempre será para o nosso bem e felicidade. Daí a razão porque Jesus disse: no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo!
Precisamos compreender essa verdade. O discurso de muitas denominações evangélicas está equivocada quando prometem uma vida de maravilhas, prosperidade e paz. Isso é uma ilusão. É uma falsa pregação. Não foi isso que Jesus afirmou em sua palavra, nem é isso que a Bíblia ensina.
A verdade é que precisamos ter os olhos espirituais abertos para entender o propósito de Deus para nossa vida em qualquer situação. Todavia, precisamos ter fé para entender que "todas as coisas cooperam para o nosso bem", mesmo aquelas que aparentemente não compreendemos.
Lembre-se, as aparências muitas vezes não revela sua real verdade e aquilo que julgamos que seja ruim pode não ser tão ruim assim. Os momentos de turbulência em nossa caminhada vai passar e novo momento de bonança surge. É o ciclo da vida que nos ensina e nos faz adquirir novas experiências que Deus, nosso Mestre, com eficiência nos molda para um amadurecimento espiritual. Por isso, em tudo, mas em tudo mesmo, dai Graças!.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia das crianças

...se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus...(Mt 18:3).
Quem entrará no reino dos céus? Aquele que tiver um coração de criança. Hoje, comemora-se o dia das crianças. Mas, a data tem apenas um incentivo comercial. Compram-se presentes e divertem-se com os brinquedos e passeios. Tudo é festa e alegria. Todavia, é momento para refletir sobre a nossa vida, nossas atitudes e comportamento diante de Deus.
A passagem bíblica nos chama atenção pelo fato do próprio Jesus indagar as pessoas a conversão, ou seja, ao arrependimento. Isso significa olhar para si mesmo, examinar-se, reconhecer qual tem sido as atitudes más que se pratica e removê-las do coração. Deixar que o Espírito Santo aja transformando o velho homem em novo homem.
Por que Jesus expôs uma criança diante de todo o povo e disse que dos tais é o reino dos céus? Por que a criança tem atitudes que são totalmente diferentes de nós adultos. Em que sentido? Elas não são maldosas, não são maliciosas, não agem para fazer o mal ao próximo. São alegres, de coração limpo, sorridentes, humildes, dóceis e tementes.
O reino dos céus é composta de pessoas que nasceram de Deus e para Deus. Por isso, é necessário converter-se. De modo que, qualquer que não receber o reino de Deus como criança, não será considerado filho de Deus.
Portanto, dia das crianças é mais do que dar um presente. É dia de reflexão e mudança de vida para entrar no reino dos céus.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Liderança

"Liderança" é um dos temas mais publicado na literatura nacional e internacional. Diversos autores e estudiosos tentam caracterizar atributos ao líder nos mais diversos campos de atuação. Ser líder, formar líderes, parece ser uma obsessão do homem e das organizações.
Naturalmente, estudar o comportamento de um líder e sua capacidade de influenciar pessoas, não temos dúvidas, é algo impressionante, mas quando se tem uma utilidade prática. Na verdade, muitas pessoas tiram proveito da situação para se beneficiar e publicam obras literárias, fazem palestras para empresários, organizações religiosas e até acadêmicas sobre liderança.
Já imaginou se todas as pessoas de uma organização fossem líderes? Então, porque tanto desespero em aprender técnicas de liderança? Ser líder não é para qualquer pessoa. Aliás, o que se ver nos discursos e na literatura são informações e regras de liderança importadas de outros países, a exemplo dos Estados Unidos da América. Será que a cultura americana se aplica em nosso contexto? Ou o modelo japonês pode ser utilizado no Brasil?
A verdade é que temos nosso próprio estilo de liderança adequado a nossa cultura. Portanto, nem todos desejam ser líderes, nem têm vocação para ocupar essa responsabilidade. Há pessoas que são mais introvertidas outras extrovertidas. Uns preferem ser conduzidas outras de conduzir. O Brasil é o país da diversidade, logo não temos de engolir todo conhecimento importado, sem antes filtrar, fazer uma reflexão e analisar em nosso contexto.
Sejamos questionadores e joguemos fora as cartilhas e os manuais que tentam dirigir nosso comportamento dentro das organizações. Sejamos autênticos e paremos de copiar as coisas sem pensarmos no que estamos fazendo.