Faz alguns dias que não escrevo no blogger, porque estava trabalhando no desenvolvimento de um capítulo de livro, colaborando com um colega que está organizando a obra.
O texto trata da informática no cotidiano do adolescente. É um tema muito interessante para reflexão que nós os pais, juntamente com a escola, precisamos acompanhar de perto o desenvolvimento e envolvimento do adolescente com o mundo cibernético. A preocupação se torna real, quando ocorrem os exageros ou excessos do adolescente na frente do computador. Aliás, tudo que feito com exagero é prejudicial. As coisas precisam ser realizadas com moderação e inteligência. O problema é que muitas pessoas não conseguem enxergar o limite entre o excesso e a moderação.
Então, os jovens e adolescentes entram no mundo virtual e são vulneráveis as mais diversas influências negativas de pessoas com idoneidade duvidosas ou maléficas. Os pais precisam estar alertas e acompanhar os filhos, não permitindo que o computador seja instalado em partes isoladas da casa e que o adolescente não permaneça até altas horas da noite navegando na internet.
O computador é uma máquina fantástica que incorporou-se em nosso cotidiano e influencia o comportamento humano desde a infância até a idade adulta. Não há como negar essa realidade do mundo pós-moderno. Todavia, é preciso cautela no uso dessa ferramenta, a fim de que os seus benefícios não se tornem um mal para jovens e adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário