Motivação no trabalho foi um estudo realizado com alunos de graduação em enfermagem que foi recentemente publicado na Revista de Enfermagem UFPE on line. Você pode ler na íntegra no site http://www.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/enfermagem/article/view/313/324.
Eis abaixo o resumo do artigo
Objetivos: caracterizar o perfil sócio-demográfico dos enfermeiros das instituições hospitalares pesquisadas de João Pessoa, Paraíba, Brasil e avaliar a satisfação no trabalho dos enfermeiros pesquisados. Métodos: estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa, realizado junto a 60 enfermeiros integrantes de dois hospitais da rede privada e um da rede pública de saúde de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados com a aplicação de um questionário que abordou questões sócio-demográficas e os fatores motivacionais, onde se utilizou uma escala similar a de
Likert. Em seguida os dados foram analisados por meio de medidas da estatística descritiva, utilizando o pacote estatístico SPSS/PC. Resultados: apesar de os participantes do estudo apresentarem elevado grau de realização na profissão, inversamente, percebeu-se insatisfação em relação ao trabalho, fato que associado a baixa remuneração, tem contribuído para um maior grau de desmotivação no ambiente hospitalar, o que pode refletir no cuidado à população. Conclusão: em virtude do que fora mencionado, sugere-se que as organizações avaliem os fatores de insatisfação no trabalho do enfermeiro para que ações possam ser fomentadas no intuído de garantir uma maior motivação profissional, repercutindo em um cuidado de melhor qualidade.