domingo, 11 de agosto de 2024

Lidando com a perda: reflexões sobre Rute 1:5


Está escrito:

“Morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sem os dois filhos e sem o marido” (Rute 1:5).

 

A nossa vida é permeada por experiências, umas boas e outras marcadas por perdas, sejam elas materiais, emocionais ou espirituais. A Bíblia, como fonte de sabedoria divina, oferece consolo e orientação para aqueles que enfrentam tais desafios. O livro de Rute, em especial, narra uma história profunda de perda e redenção. O versículo em pauta revela um momento de dor intensa para Noemi, a protagonista da história, que perdeu não apenas seu marido, mas também seus dois filhos, ficando sozinha em uma terra estrangeira. Convido você a mergulhar nessa história e extrair dela algumas lições preciosas para nossas vidas. Saiba que ninguém está imune as perdas em algum momento de sua vida.


Quem era Noemi? Ela era uma mulher israelita que vivia uma vida normal e tranquila com seu marido e seus dois filhos. Eles moravam em uma região onde plantavam e colhiam tudo o que precisavam para sobreviver. No entanto, houve um período de estiagem muito severa e a colheita se tornou escassa, levando a família a se mudar para Moabe em busca de nova vida. 


Em Moabe, seus filhos se casaram com mulheres da região, Rute e Orfa. Entretanto, a morte do marido e dos filhos deixou Noemi em uma posição extremamente vulnerável, pois, naquela cultura, as viúvas sem filhos enfrentavam grande dificuldade e insegurança. 


Perder nunca é fácil; perder pessoas que amamos e aquilo pelo qual lutamos a vida toda para construir é ainda mais difícil. Você já experimentou alguma perda em sua vida? Sabe que uma amizade verdadeira não é construída da noite para o dia, e quando perdemos um amigo, a dor é muito grande. Um casamento é um projeto de vida no qual fazemos planos a longo prazo e depositamos esperanças; e quando se acaba, fica um buraco muito grande em nosso coração. Eu sei muito bem o que é isso!


Mas a grande questão que surge é: Como lidar com as perdas? Como seguir ir em frente depois de passar por um processo tão doloroso? A história de Noemi nos ensina um pouco sobre como proceder. Ela não negou o problema. Ela não tentou fingir que nada estava acontecendo, pelo contrário ela sofreu e passou por cada etapa do processo. A reação inicial de perda de Noemi é compreensível: ela se sente amargurada e desamparada. Em Rute 1:20-21, ela expressa sua dor ao retornar a Belém, dizendo: “Não me chamem Noemi; melhor que me chamem Mara, pois o Todo-Poderoso tornou a minha vida muito amarga. De mãos cheias eu parti, mas vazias o SENHOR me trouxe de volta”. A mudança de seu nome, que significa “agradável”, para Mara, que significa “amargura”, reflete sua profunda tristeza e desespero.


Mesmo em meio à dor, Noemi não abandona sua fé em Deus. Ela não atribui as suas dificuldades ao acaso; em vez disso, reconhece a soberania divina, mesmo sem compreender completamente Seus propósitos. Essa aceitação da soberania de Deus é um passo crucial para lidar com a perda. Essa compreensão faz toda diferença quando enfrentamos situações difíceis. Deus está sempre no controle. Os infortúnios que nos atingem não estão fora da soberania divina. Saber disso me consola, pois, embora possamos não entender plenamente as circunstâncias das nossas perdas nesta vida, na Eternidade compreenderemos. Nossas lágrimas e dores fazem parte dos planos do SENHOR para nos fortalecer, a fim de enfrentarmos novos desafios.


A graça de Deus acompanha os Seus filhos. Mesmo movida por profunda tristeza, Noemi encontra em Rute, sua nora, a fonte de conforto e suporte. Rute decide permanecer ao lado de Noemi, afirmando uma das expressões mais lindas da Bíblia: “Aonde fores, irei; onde repousares, ali repousarei! O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus!” (Rute 1:16). Esta lealdade e solidariedade demonstram o poder da amizade e das relações interpessoais no processo de cura.


A história de Rute não termina na perda. Através de uma série de eventos providenciais, Rute encontra Boaz, um parente redentor que se casa com ela, restaurando a segurança e a esperança na vida de Noemi. Este desfecho não apenas renova a vida de Noemi e Rute, mas também estabelece a linhagem davídica, da qual viria Jesus Cristo. A narrativa demonstra que, mesmo em meio às perdas mais profundas, Deus está trabalhando para trazer redenção e renovação. É reconfortante saber que Deus age sempre visando o nosso bem. Romanos 8:28 afirma que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.


Amados(as), a história de Noemi e Rute nos oferece várias lições sobre como lidar com as perdas, vejamos algumas delas que podemos aplicar em nossa vida:


1. Reconheça a soberania de Deus: Saiba que Deus está no controle, mesmo quando não entendemos Seus caminhos. “Desde o início, faço conhecido o fim; desde tempos remotos, o que ainda virá. Eu digo: O meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada” (Isaías 46:10-NVI) 


2. Busque e ofereça suporte: É muito importante estar rodeado por pessoas de fé que podem oferecer apoio emocional e espiritual. “Importemo-nos uns com os outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. E não deixemos de nos reunir como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar uns aos outros, sobretudo agora que vocês veem aproximar-se o Dia” (Hebreus 10:24-25-NVI).


3. Mantenha a esperança: Confie que Deus pode transformar situações de perda em oportunidades de renovação e crescimento. “Mas bendito é o homem que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR” (Jeremias 17:7-ARA)


Em suma, lidar com perdas é uma experiência universal e profundamente dolorosa. Noemi e Rute nos mostram que, através da fé em Deus e do apoio de amigos, é possível encontrar consolo e esperança. O versículo de Rute 1:5, apesar de seu tom sombrio, é o início de uma jornada de redenção que culmina na restauração e na promessa de um futuro melhor. Assim, somos encorajados a confiar na providência divina que nos ajuda a superar as perdas, sempre com a consciência de que Deus comanda nossa vida, cuida de nós e age sempre em nosso favor.

 

Lembre-se: Rendam graças ao SENHOR, pois Ele é bom; o seu amor dura para sempre.

              Sola Scriptura - Solus Christus - Sola gratia - Sola fide e Soli Deo glória 
Shalom Shalom


2 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Anônimo disse...

Amém