domingo, 21 de maio de 2023

Gratidão em tudo: a vontade de Deus para nós

 


Está escrito:

“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Tessalonicenses 5:18).

 

Este versículo tem um forte fundamento teológico: que devemos ser gratos a Deus em todas as circunstâncias, ou seja, é um incentivo para que expressemos gratidão em tudo, independentemente do que estejamos passando. O irmão Paulo afirma que dar graças é a vontade de Deus em relação a nós por meio de Cristo Jesus.

 

Essa mensagem nos lembra que a gratidão é uma atitude fundamental para os cristãos. Mesmo em momentos difíceis ou desafiadores, somos encorajados a encontrar motivos para agradecer a Deus. Isso demonstra nossa confiança nEle e reconhece que Ele está no controle de todas as coisas.

 

Você já parou para pensar que acordou no dia de hoje, foi Deus que permitiu, a Bíblia diz que suas misericórdias se renovam a cada manhã, porque é grande a Sua fidelidade (Lamentações 3:23). Você está vivo! Seja grato por sua vida! Você está respirando, enquanto muitos precisam de equipamentos para respirar numa Unidade de Terapia Intensiva. Você tem um par de olhos lindos que permitem enxergar o mundo a sua volta. Você tem um par de ouvidos que permitem você escutar o som ambiente e o cantar dos pássaros. Você pode se alimentar e tem ao seu dispor um sistema digestório que processa tudo que você consome. Você não precisa de sonda ou uma máquina de hemodiálise para fazer a função dos seus rins. Você tem amigos, você tem uma família! Será que não temos motivos para ser gratos em tudo?

 

No entanto, se isso ainda não é suficiente para você ter motivos para ser grato, lhe apresento algumas razões importantes:

 

1. É vontade de Deus: a Bíblia nos diz que é a vontade de Deus que sejamos gratos em todas as circunstâncias, conforme lemos em 1Tessalonicenses 5:18. Como cristão, buscamos viver de acordo com a vontade de Deus e expressar gratidão é uma parte fundamental disso. A gratidão é fruto da nossa fé. A ingratidão é uma demonstração da falta de fé e sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

 

2. Reconhecimento de Deus como provedor: ao expressar gratidão, reconhecemos que Deus é o provedor de todas as coisas boas em nossas vidas. Ele nos dá vida, saúde, bênçãos materiais e espirituais. Ser grato nos ajuda a reconhecer que tudo o que temos vem de Deus e que dependemos dEle. “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4:19).

 

3. Transformação de perspectiva: a gratidão nos ajuda a mudar nossa perspectiva diante das circunstâncias. Em vez de focar apenas nas dificuldades e desafios, a gratidão nos permite ver os aspectos positivos e os motivos para agradecer, mesmo nas situações mais difíceis. Isso nos ajuda a encontrar esperança e encorajamento em meio às adversidades. Eu posso falar dessa forma, porque experimentei circunstâncias tão adversas que nunca imaginei passar na vida, mas a graça amorosa de Deus nos consola e nos dar esperança e novas perspectivas. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).

 

4. Desenvolvimento de um coração grato: a gratidão é uma atitude que molda nosso caráter e nos ajuda a ser mais conscientes das bênçãos ao nosso redor. Quando cultivamos um coração grato, somos menos propensos a cair na reclamação, na murmuração, na ingratidão e no descontentamento. Isso contribui para uma vida mais equilibrada, pacífica e contente. “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos” (Colossenses 3:15).

 

5. Testemunho para os outros: ao sermos gratos em todas as circunstâncias, mesmo nas mais desafiadoras, testemunhamos para os outros sobre a nossa fé. Nossa gratidão demonstra que confiamos em Deus, independentemente das circunstâncias, e que encontramos alegria e esperança em Cristo. Isso pode ser um poderoso testemunho do amor e da fidelidade de Deus para com aqueles ao nosso redor. “Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo” (Filipenses 2:14-15).

 

Portanto meu irmão, a gratidão é uma atitude indispensável para o cristão, pois reflete a vontade de Deus, reconhece sua provisão, transforma nossa perspectiva, desenvolve um coração grato e exterioriza o testemunho para os outros sobre nossa fé. Cultive uma mentalidade de gratidão constante, reconhecendo que Deus é bom e merece nosso louvor, independentemente das circunstâncias em que nos encontramos. Seja grato, porque quando somos gratos a Deus somos menos ansiosos. Deposite suas expectativas em Deus, desapegue da imprevisibilidade do mundo, porque as pessoas são seres humanos com suas fraquezas, limitações e falhas, mas Deus não falha.

 

Lembre-se: Rendam graças ao SENHOR, pois Ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Soli deo gloria

2 comentários:

Saemmy Albuquerque disse...

Em tudo devemos dar graças.

Anna Rosa disse...

Muitos murmuram e esquecem de agradecer. Tudo o q temos e somos provem do Senhor...em tudo dar graças pq essa é a vontade de Deus