“Mas em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37)
Em nossa vida, a forma como pensamos é muito importante e tem uma grande influência nos resultados do que fazemos. Se você tiver de enfrentar um desafio e pensar em seu íntimo que não vai conseguir, provavelmente você não vencerá. Se por outro lado, você pensar que apesar da força do adversário, “se eu me esforçar o máximo posso vencer”, certamente, você terá mais chance de obter êxito.
A maneira como encaramos nossas batalhas diárias geralmente determina o resultado. A Bíblia diz que Davi enfrentou um guerreiro filisteu que tinha cerca de dois metros e noventa centímetros de altura, era um homem gigantesco, chamava-se Golias. Ele desafiava todos os dias os israelitas. Mas, apesar da desvantagem que Davi apresentava perante o desafiante, Davi não olhou a circunstância, ele estava com o olhar da fé e disse: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou” (1Samuel 17:45). O desfecho dessa história você já conhece.
Não importa se você está diante de um desafio gigante, o importante é ter em mente que é Deus quem vai te dar a vitória e, por isso, você será mais que vencedor. Tenha a mentalidade de vencedor, esforce-se, lute, conquiste, Deus é contigo por onde fores e sabendo que Deus é com você, tenha coragem e fique de pé.
Saiba que somos em tudo mais que vencedores porque Jesus entregou sua vida por cada um de nós. A carta de Paulo aos Romanos esclarece que a vitória é sobre o mundo, o pecado e a condenação. Só Jesus oferece a vitória da salvação. De forma que, o pecado nos separa de Deus e o resultado dessa separação é a condenação. Mas, na cruz, nosso Jesus venceu o pecado e a morte. Se você crê em Jesus como seu salvador, pelo que Ele fez em obediência do Pai, você não está mais debaixo da condenação do pecado e está unido a Deus. Você é mais que vencedor, por meio daquele que te amou.
Somos vencedores porque temos a presença de Deus em nossas vidas, fomos comprados por um preço incalculável. Agora, temos condições de enfrentar as dificuldades da vida com outra perspectiva, olhando para o autor e consumador da nossa fé. Muitos desafios que enfrentaremos pode até ser fruto da nossa fé, no entanto, a pobreza, doença, tristeza, perseguição e outras podem até acontecer, porque fazem parte da vida real neste mundo que nos cerca. Mas, temos essa promessa maravilhosa: nada pode nos separar do amor de Deus. NADA, NADA, NADA!
Será que existe vitória maior que essa? Quando o irmão Paulo diz que somos mais que vencedores, ele se refere ao amor de Deus em Cristo que nos fortalece de tal maneira que podemos suportar qualquer que sejam as circunstâncias. Podemos nós enfrentarmos as aflições e o sofrimento, mas seremos amparados pela certeza do amor de Deus que nos resgatou. Eis a nossa vitória!
Essa expressão, “mais que vencedores”, nos dar a ideia de sermos superinvencíveis ou supervencedor. Todavia, o que Paulo quer nos ensinar é que o crente está conquistando uma vitória completa e definitiva. A ideia aqui é que não há nada que possamos temer, porque por piores que sejam as circunstâncias em todas elas somos mais que vencedores. Inclusive, é importante ressaltar que muitas vezes Deus não nos livra dos problemas, mas nos livra nos problemas, nos protegendo das dificuldades e estando conosco, de modo que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que amam a Deus, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Romanos 8:28).
Que segurança desfrutamos em Cristo Jesus que até mesmo as adversidades trabalham em nosso favor. E por que somos mais que vencedores? Certamente, não é porque somos bons, habilidosos, valorosos ou corajosos. Absolutamente não! A verdade é que somos mais que vencedores apenas “por meio daquele que nos amou”. Nossa vitória, antes de tudo, é a vitória de Cristo. Somos vencedores por causa do que Cristo fez e faz todos os dias por cada um de nós. Então, nas suas conquistas glorifique a Deus – Soli deo Gloria (Glória somente a Deus).
Somos mais que vencedores, porque o sacrifício de Cristo nos trouxe graça e nos deu vitória, promessas de salvação e vida abundante que vão se cumprir em nossas vidas, suas palavras nos trazem paz e segurança em meio às aflições, a sua ressurreição nos faz mais que vencedores. Jesus nos deu poder para vencermos os inimigos espirituais e as circunstâncias adversas, nos deu o Espírito Santo para estar conosco e prometeu que voltará para nos buscar. Maranata! Vem, Senhor!
Nunca se esqueça, você está firmado em Cristo, se tornou mais que vencedor em todas as coisas. Assim sendo, vale muito a pena vivermos a vida proposta por Cristo aqui na Terra, pois nEle viveremos em novidade de vida e esta vida aqui vivida será o prenúncio da sua eternidade com Cristo, aqui é apenas o começo e a preparação para a verdadeira vida abundante. Você é vencedor!
Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário