Está escrito:
“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” Romanos 12:12
A passagem bíblica de hoje traz um imperativo que ao longo da vida cristã passaremos por dificuldades, tristezas, tribulações e aflições. Em outras palavras, não estamos imunes ao sofrimento. Esse evangelho que se prega por aí prometendo um paraíso aqui na terra é uma enganação para iludir a fé dos fiéis. A dor física ou emocional, o sofrimento ou a tribulação vem para todos, inclusive para os filhos de Deus.
Quando o apóstolo Paulo escreveu essa carta aos cristãos que moravam em Roma, ele não estava em seu apartamento de frente para o mar e nem os cristãos da sua época viviam na paz e na prosperidade. Absolutamente, o cenário era totalmente adverso, de perseguição violenta, especialmente após o grande incêndio que devastou Roma e o imperador tirano Nero que provocou o caos, colocou a culpa nos cristãos.
As palavras do apóstolo foram ditas no sentido de elevar o bem-estar emocional dos irmãos para enfrentar a perseguição e passar por tudo isso com fé e dignidade. Nesse versículo, aprendemos que devemos por em prática três atitudes que nos ajudarão a passarmos pelas dificuldades da vida, são elas: alegria, paciência e oração perseverante.
· Alegria – você é uma pessoa alegre? A alegria é uma atitude que transforma a vida e promove a saúde mental. Porém, ser alegre e ver a vida com um olhar de alegria não significa ter uma vida isenta de dificuldades, aliás o versículo acima aborda que na vida há tribulação. Mas, qual é o segredo da alegria? O segredo está em ter esperança, mas “aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Isaías 40:31,32). Todavia, uma pessoa sem esperança, verdadeiramente não tem motivos para ser alegre, ter ânimo para levantar a cada manhã. Mas, em Jesus temos a esperança firme de que precisamos, Ele nos enche de ânimo e nos ajuda a encontrar a verdadeira alegria. Os filhos de Deus têm a esperança maravilhosa da vida eterna e sabe que as coisas aqui na Terra são passageiras, assim sendo, o sofrimento ou a tribulação passarão, por isso eles podem continuar alegres mesmo passando por dificuldades, pois tem a certeza de que sua esperança vai se realizar. “A esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5:5).
· Paciência – hoje em dia as pessoas perdem a paciência com muita facilidade, vivem numa gangorra de emoções que acabam influenciando seu bem-estar emocional, seu comportamento e até mesmo a sua fé. A paciência é um dos componentes do fruto do Espírito (Gálatas 5:22), então o cristão que continua servindo fielmente a Deus mesmo que passe por tribulações, mantem sua confiança no Senhor e pacientemente espera nEle como o salmista que diz: “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro” (Salmos 40:10). Só a fé é capaz de ajudar o cristão a enfrentar dificuldades com paciência e alegria.
· Oração perseverante – a Bíblia no novo testamento exorta os cristãos a oração contínua e o maior exemplo de oração que encontramos é o Senhor Jesus que, por sinal, nos ensinou a orar. A oração é uma maneira de nos comunicar com o SENHOR buscando sua orientação em todos os aspectos da nossa vida e pela fé temos a certeza de que Deus vai nos dar a resposta, conforme a sua soberana vontade. “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças” (Colossenses 4:2). Sabe irmã(o), se persistirmos em oração por uma causa, o SENHOR vai nos dar forças para continuarmos fiéis, não importa o que possa acontecer.
Você pode até pensar que dizer essas coisas é fácil, mas passar pela tribulação com alegria, paciência e perseverando na oração é outra coisa, porque só sabe a realidade quem vivenciou a tribulação em sua vida. Eu sei que não é fácil, digo isso por experiência pessoal que por sinal, ainda estou atravessando a tempestade, mas quando nutrimos em nosso íntimo um relacionamento com o Senhor, entendemos que não temos nas adversidades da vida o motivo da nossa alegria, pelo contrário, ainda que as coisas não estejam do jeito que gostaríamos, podemos nos alegrar no SENHOR: “porque ainda que a figueira não floresça, nem que haja fruto na vide... todavia eu me alegro no Senhor” (Habacuque 3:17,18).
A presença de Deus em nós produz alegria, paciência, perseverança mesmo diante das aflições da vida, pois a nossa alegria está em Cristo Jesus e essa não tem fim. Aleluia! A alegria na esperança e a oração fertilizam o terreno da paciência. Saiba que onde há esperança e oração a paciência está presente. Este é o segredo do bem-estar emocional, a alegria na esperança, paciência e perseverança na oração para podermos caminhar de modo que sejamos aprovados pela atitude sensata de aguardar em Deus.
“Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, deem ânimo ao coração de vocês e os fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras” (2Tessalonicenses 2:16-17).
Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.
Um comentário:
A paz que tanto procuramos está no Senhor!
Postar um comentário