domingo, 5 de fevereiro de 2023

Inconformado com o mundo


Está escrito:

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

 

Este conhecido versículo escrito pelo apóstolo Paulo nos exorta quanto a inconformidade deste mundo, tendo em vista que o mundo jaz no maligno e sua influência pode nos afastar de Deus. É nesse ponto que muita gente se desvia. O texto bíblico é claro, devemos ser inconformistas. Todavia, parece difícil compreender que tipo de inconformidade devemos ter, mas vamos tentar explicar nessas poucas linhas. 

 

Não se conformar com a moda deste mundo, não andar de acordo com o padrão cultural do mundo ou mesmo não se conformar com a maneira de pensar das pessoas que não têm o temor do Senhor em suas vidas, deve ser a conduta do cristão. Todavia, se o crente adotar um estilo superficial de inconformismo cairá numa armadilha farisaica clássica. A Bíblia é taxativa, não use o mundo como seu modelo, não se deixe levar por ele, não siga seu padrão e suas regras, mas transformem-se pela renovação da sua mente. 

 

Parece-me que o chamado ao inconformismo está num nível mais profundo de integridade que vai além das aparências. Entenda que nós somos diferentes em relação a forma de pensar e agir das pessoas envolvidas na cultura mundana. Isso não quer dizer que se o crente for ao cinema ou dançar vai comprometer a sua espiritualidade, se pensarmos dessa forma imitaremos os fariseus e nos tornamos culpados por uma moralidade barata. O fato de ir ao cinema ou dançar pode até ser evitado facilmente, isso revela um padrão de espiritualidade que qualquer pessoa pode fazer. Agir assim, não é inconformismo.

 

Todavia, controlar a língua, agir com integridade ou exibir o fruto do Espírito é algo mais difícil porque se revela interiormente. Somo chamados para além do inconformismo, somos chamados à transformação e isso acontece de dentro para fora no poder do Espírito Santo, através do novo nascimento.

 

Além disso, muita gente, inclusive os crentes, tenta se encaixar nos padrões culturais da sociedade, pois tem a necessidade de fazer parte, de ter a sensação de pertencimento, de ser aprovado, porque teme a rejeição, de se achar um estranho ou de sofrer bullying. Isso é comum entre os adolescentes e jovens, veja o exemplo do uso das tatuagens no corpo, do piercing no nariz, no umbigo, na língua e em outras partes do corpo. 

 

No entanto, o inconformismo diante do padrão deste mundo nos leva a transformação, ou seja, a vida transformada é a renovação da mente que se dá através da educação, mas não da educação secular e sim de termos o conhecimento da Palavra de Deus. Precisamos ser pessoas que deseja ardentemente conhecer mais a Deus de tal forma que a vida vai mudando a cada dia, assim como “a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia” (Provérbios 4:18), a nossa maneira de pensar também vai mudando e se refletindo em nossas ações práticas. 

 

Nessa perspectiva, só renovamos a mente pela Palavra de Deus. Esse é o nosso padrão. Para nos conformarmos a Jesus precisamos pensar como Ele, termos a mente de Cristo, valorizar o que Ele valorizou, priorizar o que Ele priorizou e isso não acontecerá sem o conhecimento de sua Palavra. Daí o apóstolo Paulo afirmar: “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20).

 

A meu ver, não existe outra forma para o crescimento espiritual que não seja uma educação cristã profunda que nos leve ao inconformismo com as práticas sociais e culturais deste mundo. Hoje, tudo é feito com uma ideologia, com o objetivo de colocar uma nova forma de pensamento e muitas vezes contrárias a Palavra de Deus.

 

O fato é que, se não tivermos cuidado e zelo com os princípios e valores ensinados por Jesus para nossa vida, se ficarmos satisfeitos em viver uma vida com um conhecimento superficial de Deus permitiremos que o inimigo cultive valores que não pertencem a uma nova criatura. Não se conforme apenas com o leite espiritual, mas busque a renovação da mente para que seja capaz de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Renove sua mente diariamente com a Palavra de Deus.

 

Por tudo isso, é imprescindível que sejamos inconformados com o padrão de comportamento natural desse mundo, porque tudo agora é aceito como normal e natural: todo tipo de aberrações sexuais, negócios escusos, corrupção, ladroagem, entre outros tem se tornado “normal” a esta geração que vive sob o controle do mal. Esse padrão de normalidade pertence ao Diabo e o mundo está sob o domínio das trevas. Todo cristão que recebeu a justiça de Cristo pela fé está salvo desse domínio, desse padrão, dessa maneira de pensar e fazer as coisas erradas, achando que é “normal”.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.