domingo, 3 de outubro de 2021

Usando o tempo para Deus


 

Está escrito:

 

“aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” Efésios 5:16

 

No mundo atual, um dos grandes desafios para o homem é o gerenciamento do tempo. A nossa jornada na terra, em termos de tempo, é tão pequena que nos leva a refletirmos como podemos administrar o tempo que nos resta, a fim de aproveitar o máximo possível cada oportunidade que surge. Daí, eu convido você a pensarmos como estamos usando o nosso tempo para Deus?

 

Como cristãos não podemos pensar em usar o tempo apenas para nos satisfazer. Por isso, Moisés orou: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmos 90:12). É de sabedoria que precisamos para aprender a viver a cada dia na perspectiva da eternidade. Deus nos criou para uma realidade em que o tempo era infinito ou eterno, por essa razão, ao perdermos essa condição passamos a lidar com o tempo finito ou limitado, mas ainda existe em nosso coração o anseio pela eternidade, conforme Eclesiastes 3:11.

 

Portanto, o tempo é um recurso presente na vida do homem, inclusive é igualitário. Todas as pessoas dispõem do mesmo número de horas para utilizar todos os dias da forma que quiser. O relógio é imparcial, não favorece ninguém. Quem faz a diferença somos nós, na medida que tomamos decisões na gestão do tempo. Desperdiçar o tempo significa jogar fora aquilo que possui pouco valor ou nenhum valor. No entanto, o tempo não anda para trás, na verdade não temos como acrescentar tempo a nossa existência.

 

O fato é que o tempo é de Deus e que o meu tempo é meu porquê Ele me deu. Na realidade, Deus me possui e ao meu tempo. Logo, posso afirmar que sou mordomo da medida de tempo que Ele me deu. Assim, posso administrar o tempo para trabalhar, visitar pessoas, reunir-me com os irmãos entre outras coisas, mas é um tempo do qual terei que prestar contas Àquele que nos dá o tempo. O escritor irlandês e professor universitário C. S. Lewis entendeu isso: “Se você ler a história, descobrirá que os cristãos que mais fizeram pelo mundo atual foram os que mais pensaram no próximo”. 

 

Então, como você tem usado o tempo para Deus? A Bíblia aconselha que precisamos focar naquilo que é eterno, ao invés de se deleitar nos prazeres deste mundo que são passageiros. Logo, devemos usar o tempo com diligência e propósito na medida que a nossa vida progride em direção ao objetivo final de Deus, que é nos tornar semelhantes a Cristo. Para isso, seguem algumas recomendações para usar o tempo para Deus:

 

1.     Gaste tempo em conhecer a Deus – o conhecimento de Deus é algo inesgotável, não haverá tempo suficiente para terminarmos, mas através da leitura da Bíblia, da oração quando derramamos o nosso coração diante Dele e sentimos o perfume daqueles momentos de comunhão, certamente, esse tempo nunca será desperdiçado. O fato é que devemos dar a Deus o melhor tempo do nosso dia. Ao abrir os olhos, quando acordar, agradeça a Deus por mais um dia de vida que Ele te dá. Assim, devemos buscar “primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Se agirmos dessa forma, Deus acrescentará à nossa vida sabedoria para administrá-la bem e remir o tempo.

2.     Gaste tempo com o corpo de Cristo (Igreja) – como cristãos precisamos interagir com os irmãos, servindo-os e amando-os com o amor de Deus, esse é um tempo bem gasto. “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia” (Hebreus 10:24-25).

3.     Gaste tempo compartilhando o Evangelho – os dias são difíceis e não podemos perder a oportunidade de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo para que outros possam conhecer a salvação e o fruto eterno. O fato é que devemos viver como se cada minuto fosse precioso, porque realmente é. “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês” (Mateus 28:19-20).


Por fim, devemos entender que não convém desperdiçar tempo com futilidades, porque elas roubam nosso tempo. Nós fomos redimidos da maneira vazia de viver (1 Pedro 1:18). Então, invista tempo em atividades produtivas, a exemplo de Jesus, Ele percorria as cidades ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho e curando os enfermos. Assim, devemos nós agirmos e investir no que é produtivo. Devemos organizar o tempo para ajudar as pessoas, dedicar aos estudos, orar, ler a Bíblia, estar com a família, colaborar na igreja e cuidar de si mesmo. Sim, devemos fazer coisas úteis. O filósofo e psicólogo americano William James disse: “Faça algo que vai sobreviver à sua vida”. Deixe seu legado.

 

A qualidade da nossa vida é mensurada pelo tempo gasto em servir a Deus e ao próximo e não meramente pela sua duração. Portanto, o que adiante viver mais de cem anos sem conhecer a Deus? Fique atento, o tempo não pode ser comprado, nem guardado, nem fabricado. Não perca tempo!

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.



4 comentários:

Nilzete Alencar disse...

Que palavra maravilhosa!!! Realmente às vezes dedicamos nosso tempo à coisas que nada acrescentarão em nossa vida eterna.Isso é desperdiçar o tempo precioso que Deus nos deu!

Unknown disse...

Que o Senhor te abençôe e te guarde e que o Espírito Santo te use sempre em suas Mensagens dentro da Palavra de Deus.Um verdadeiro mensageiro Evangélico. Tudo para a Glória de DEUS . Amém.

Saemmy Albuquerque disse...

Glória a Deus. Sigamos rumo ao Alvo.

Sérgio Santos disse...

🙏