domingo, 13 de junho de 2021

Não tenham medo


 

Está escrito:

“Mas ele (Jesus) lhes disse: Sou eu! Não tenham medo!” João 6:20

 

Já era tarde, Jesus havia realizado um milagre extraordinário, a multiplicação dos pães. Em seguida, ele insiste com os discípulos para entrarem no barco e irem adiante dele para Betsaida. Então, Jesus se despede das pessoas e sobe ao monte para orar. Os discípulos, no barco, estavam no meio do mar enfrentando dificuldades devido ao vento que soprava contra eles. Se não bastasse esse sufoco, eles são surpreendidos na alta madrugada por uma pessoa, a princípio desconhecida, que se dirige para o barco andando sobre as águas até eles. Naturalmente, eles ficaram apavorados de medo, pois pensavam que era um fantasma. 

 

Se você estivesse no lugar deles, no meio do mar enfurecido pela tempestade, numa noite escura e sem Jesus, o que você faria? Eu confesso que também ficaria aterrorizado. Mas, no meio daquela turbulência, ecoa uma voz mansa, suave e firme: “Não tenham medo!”.

 

Em nossa vida, há momentos que enfrentamos o caos, as inseguranças e as intempéries que geram medo, angústia, desespero e ameaça a vida, mas devemos esperar em Jesus que vem ao nosso encontro e nos diz: Coragem! Sou eu que te digo, não tenha medo! Só Jesus é o caminho que temos para superar as adversidades. Ponha os olhos fixos em Jesus. É ele que nos dar uma força fantástica, capaz de erguer nossa cabeça e nos conduzir em direção aos seus propósitos. Saiba que os olhos do Senhor estão sobre os justos; e o seus ouvidos atentos ao seu clamor (Salmos 34:15).  

 

Diante dessas coisas, por que temer as circunstâncias do momento e as incertezas do futuro? Ora, o medo em si é uma reação natural e esperada, a qualquer situação difícil ou perigosa, no entanto, se deixar dominar pelo medo, se torna uma doença grave que cega o entendimento e distorce o que se vê. Por isso, podemos entender que as palavras de Jesus para os discípulos no barco foram: “Não continuem tendo medo”. Ele nos garantiu estar conosco, assim como, se juntou aos seus discípulos no barco e o vento cessou. Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena (Provérbios 24:10).

 

Então, confie em Deus que irá proteger-te e possibilitará que coisas excepcionais aconteçam em sua vida. Não tenha medo, mas se permita viver novas experiências, esteja aberto para as mudanças que Deus permitirá que ocorra com você. Obviamente, que no caminho poderão surgir obstáculos, mas não os veja como barreiras impossíveis de saltar, mas sim, como formas diferentes para superar novos desafios. É Deus capacitando-o, para torná-lo mais forte e maduro. O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor, refinada; ele é o escudo de todos os que nele confiam (2Samuel 22:31). 

 

Por isso, coragem! Não se limite, nem espere nada de ninguém. Só Deus vai cuidar das tuas carências e problemas. Converse com Ele, exponha tudo que sente diante dele, não tenha medo, Deus é pai amoroso, bondoso, misericordioso e justo. Ele te ama do jeito que você é. Vença seu medo entregando nas mãos de Deus. Mas, esforça-te e tenha bom ânimo!

 

É maravilhoso perceber que Jesus está sempre conosco, através do Espírito Santo. E todas as vezes que estivermos vivendo no plano da obediência e da fé, o sobrenatural de Deus estará a nossa disposição para nos auxiliar e nos dar o livramento. Foi exatamente isso que aconteceu naquele barco. Jesus chegou no clímax do desespero e angústia dos seus discípulos. Então, subiu no barco com eles e o vento se acalmou. O lugar de paz para onde podemos correr quando nos encontramos sob pressão ou opressões é aos pés de Jesus. Ele é o refúgio que está sempre disponível em qualquer momento da nossa vida. Quando cremos nisso, pela fé, estamos descobrindo a nova criação que somos em Cristo. 

 

Jesus sabe do que precisamos, por isso devemos dar passos firme rumo ao conhecimento de Deus e na medida em que vamos manifestando entendimento do que Deus está fazendo em nossa vida, crescemos espiritualmente, porque é no evangelho que é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17).

 

Portanto, não desanime, nem tenha medo ao perceber que as circunstâncias insistem em bater contra a sua vida. Creia que, se você estiver vivendo em obediência a palavra de Deus, certamente a provisão sobrenatural virá. O Senhor te ama e deseja vir ao teu encontro para te ajudar nas tuas lutas. 

 

O pensador Mark Twain disse certa vez: “Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo”. E Jesus veio para transformar nosso medo em força, a fim de enfrentá-lo com fé. Todavia, mais importante do que vencer o medo e atingir metas ou realizar sonhos ou desejos, é a necessidade que temos de crescer espiritualmente como cristãos. E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com a glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é Espírito (2 Coríntios 3:18).

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

5 comentários:

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

É verdade! Precisamos cultivar a fé, pois 'sem ela é impossível agradar a Deus' (Hb 11:6). Isso implica na entrega completa e constante de si mesmo, aos cuidados do Senhor. Pela fé, encontramos em Deus a motivação e a sabedoria para tomar decisões relacionadas a vida eterna. E, pela fé, poderemos lutar contra o medo e quaisquer outras situações que nos impede de batalhar contra as forças do mal para vencer. A vida com Cristo não é êxtase de sentimentos, mas de confiança, tranquilidade e esperança no por vir. Aleluia!

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

É verdade! Precisamos cultivar a fé, pois 'sem ela é impossível agradar a Deus' (Hb 11:6). Isso implica na entrega completa e constante de si mesmo, aos cuidados do Senhor. Pela fé, encontramos em Deus a motivação e a sabedoria para tomar decisões relacionadas a vida eterna. E, pela fé, poderemos lutar contra o medo e quaisquer outras situações que nos impede de batalhar contra as forças do mal para vencer. A vida com Cristo não é êxtase de sentimentos, mas de confiança, tranquilidade e esperança no por vir. Aleluia!

Cleide Rejane Damaso de Araújo disse...

GOSTEI bastante irmão Sérgio Ribeiro!

Sérgio Santos disse...

🙏

Saemmy Albuquerque disse...

Em meio a tantas incertezas que vivemos, a única certeza é que Jesus estará conosco até o fim.

Glória a Deus.
Ótima reflexão!