O profissional de enfermagem que lida diretamente com o atendimento e cuidado ao cliente precisa ter, além da competência, paciência e gentileza. Um atendimento de enfermagem atencioso e ágil proporciona melhora na solução do problema do paciente e isso faz toda diferença.
O serviço de enfermagem que prima pelo bom atendimento tem seu foco na assistência ao paciente com cortesia, agilidade e competência técnica. A excelência no cuidado de enfermagem está voltado para a solução de problemas, a partir das necessidades individuais do paciente. Portanto, cada cliente exige do profissional de enfermagem um cuidado personalizado. Logo, esse profissional deve entender o seu papel no ato de cuidar e ser responsável pela excelência naquilo que lhe é atribuição por competência. Mas, para isso, preparação é fundamental.
O profissional de enfermagem deve saber se comunicar com eficácia e desenvolver formas agradáveis de relacionamentos. Infelizmente, a matéria relacionamento não se aprende nas universidades, embora seja de grande importância para vida profissional e pessoal. Tratar bem as pessoas provoca boa impressão, se não tivermos uma conduta ética, gentil e inteligente perderemos oportunidade de causar boa impressão.
Os serviços de saúde andam tão desacreditados perante a sociedade que muitos destes serviços esquecem de prestar o bom atendimento, a começar pelos clientes internos. A excelência do atendimento caracteriza-se pelo comprometimento com aquilo que se faz, envolvimento com os princípios éticos e da qualidade, portanto, quando isso se transmite ao cliente, se conquista a sinergia, de forma que gera um sentimento de bem-estar, confiança e amizade. Esse é o caminho para conquistar o cliente. Mas, será que os serviços de saúde têm essa preocupação? E você, enquanto profissional, pensa e age visando a excelência do que faz, em detrimento onde estar trabalhando, seja no serviço público ou privado?
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