Na atualidade, um dos grandes desafios para quem exerce a liderança é manter as pessoas motivadas no trabalho, especialmente no serviço público. Mas, para atingir esse objetivo, o líder precisa ter muito "jogo de cintura" e tentar estimular seus colaboradores a crescer com a organização.
A motivação é algo complexo, porque mexe com o comportamento e as emoções das pessoas. Sabe-se que os fatores motivacionais estão relacionados diretamente com os sentimentos e a individualidade de cada pessoa, ou seja, depende dele ter o brilho necessário para assumir a responsabilidade sobre si e buscar novos desafios na carreira profissional.
No entanto, essa motivação não se encontra com tanta facilidade nas organizações. O que as pessoas desejam é apenas uma promoção, um aumento salarial, coisas desse tipo. É um crescimento individual sem demonstração de comprometimento com o que faz. No serviço público, a situação é dramática, os funcionários só querem ganhar aumento, se não, fazem greve.
Assim, diante desse contexto, o que o líder pode fazer para motivar sua equipe e obter o crescimento desejável para o colaborador e a organização? Podemos apontar alguns sugestões:
1. O líder deve estabelecer objetivos claros e metas atingíveis para seus colaboradores;
2. O líder deve promover estímulos extrínsecos por resultados alcançados;
3. O líder deve propiciar condições satisfatórias de trabalho para alcançar as metas estipuladas;
4. O líder deve criar um clima interno de incentivo;
5. O líder deve promover momentos de informalidades (comemoração) quando o êxito é alcançado.
Evidente que essas medidas, isoladamente, não resolverão o problema. Antes de mais nada é preciso conhecer a equipe de trabalho. É importante destacar que cada pessoa tem uma maneira específica de ser motivada, todos são diferentes um do outro, pois cada um tem emoções distintas.
Portanto, é fundamental a diversidade dos benefícios que deve ser adequado, conforme a necessidade de cada colaborador. Todavia, a motivação só terá resultado se a pessoa estiver disposta a se motivar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário