sábado, 11 de julho de 2009

Pessoas difíceis

No ambiente de trabalho somos obrigados a conviver com diversos tipos de pessoas. Infelizmente, não temos condições de escolher com quem vamos trabalhar e as vezes precisamos lidar com pessoas difícieis na relação interpessoal. Como passamos maior parte do nosso tempo no trabalho criarmos relacionamentos saudáveis não é tarefa fácil. Assim, como podemos lidar com pessoas problemáticas? Há vários tipos pessoas com essa característica, mas destacaremos apenas quatro:
a) controlador e crítico - é aquela pessoa que tem prazer em controlar tudo que lhe envolve e tem uma língua fina com uma navalhar. É muito difícil trabalhar com pessoas assim. Elas são egoístas e passa por cima de tudo que estiver a sua frente para conquistar seus objetivos;
b) desonesto - os desonesto são pessoas que agem de forma antiética;
c) agressivo - os agressivos são pessoas que agem de forma grosseira, no grito, se impõem na valentia para intimidar os outros.
d) invejoso - os invejosos são pessoas fracas, por isso tem inveja do seu talento, do seu desempenho e tem medo que você cresça na empresa.
Claro que existem uma lista de características de pessoas problemáticas no ambiente de trabalho. Todavia, para lidar com pessoas de temperamento difícil, a melhor maneira é limitar a convivência ao ambiente de trabalho e procurar evitar os confrontos diretos. Isso significa, que devemos evitar situações que gerem conflitos diretos, mágoas, ressentimentos e vulnerabilidades, afinal nunca se sabe com quem estamos lidando.
Outro aspecto que devemos considerar é procurar fazer o trabalho de forma correta e legal, procurando documentar-se, a fim de termos respaldo e evitarmos riscos. Faça tudo por escrito. Nos dias de hoje, a palavra de um homem não tem valor jurídico, mas o que está escrito tem muito valor. Isso pode nos ajudar, caso haja necessidade de provas documentais.
Finalmente, para lidar com pessoa problemática, se ela está lhe causando transtorno, procure conversar com seu superior e peça uma orientação. O diálogo com o gestor pode favorecer na busca da minimização do conflito.
Por outro lado, se o relacionamento com o colega de trabalho estiver lhe estressando, saia de perto dele, porque isso pode representar riscos ao seu dia-a-dia no trabalho. O importante é manter preservada sua saúde mental. Portanto, não assuma a responsabilidade por problemas oriunda de pessoas que criam problemas. Nessa vida tudo passa, por isso vivamos criando bons relacionamentos.

2 comentários:

Unknown disse...

Outra maneira de enfrentar esse tipo de problema é colocar como rotina de trabalho e de vida o amor, como aprendi no livro O Monge e o Executivo.Um livro bom, eu recomendo.Gostei muito da idéia do texto de pedir auxílio ao superior, pois ele pode ampliar a sua visão a cerca do caso.Mas não seria antiético?

Lidiane Lima disse...

Gostei muito deste texto, uma vez que a convivência é um processo muito difícil, mesmo que seja com "pessoas não difíceis".