Está escrito:
“Vocês são a luz do mundo” (Mateus 5:14)
O sermão do monte, registrado em Mateus 5, é uma das passagens bíblicas mais conhecida, nela Jesus abordou diversos assuntos de forma simples e profunda para seus discípulos e as pessoas ao seu redor. Gostaria que você pensasse comigo a respeito da afirmação de Jesus: “Vocês são a luz do mundo”. Quando é que nos tornamos a luz do mundo?
Nós nos tornamos a luz do mundo quando recebemos a luz que é Jesus. Ele disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12). Logo, você que é seguidor de Jesus, ou seja, um discípulo dEle, você tem a luz da vida e é chamado para compartilhar a sua fé com aqueles ao seu redor. É importante esclarecer que a sua luz deve resplandecer no mundo, ou seja, brilhar diante das pessoas a sua volta, para que elas vejam o seu testemunho de fé e glorifiquem a Deus.
Um seguidor de Jesus Cristo que não brilha, por timidez, vergonha ou medo de ser perseguido, não tem consciência da luz que está dentro de si, é como se essa lâmpada estivesse coberta ou escondida para que ninguém possa se beneficiar dela. Você pode refletir a luz de Cristo graças a ação do Espírito Santo que o capacita com sua alegria, com sua vida, com trabalho e superação diante as provações da vida. Deus colocou sua luz em você, seja um farol que leva a mensagem de Cristo com palavras e atitudes práticas.
Jesus é a luz e nós dependemos da sua luz para brilhar no mundo. A luz é o começo de tudo, disse Deus: “Haja luz”, e houve luz (Gênesis 1:3). A luz brilhou e eliminou a escuridão, tornou tudo visível. Jesus é a luz que ilumina nossos corações e nos revela o pecado, a salvação e nos mostra o caminho para Deus.
Sabe-se que a luz tem três características básicas: ser vista por todos, serve de guia e serve como advertência. Tudo que Deus criou foi bom e a luz tem um papel indispensável a vida humana. Se não fosse a luz não existiríamos neste planeta. A luz fertiza o solo, faz as plantas crescerem para alimentar a vida animal. Portanto, sem luz nosso mundo seria um vazio obscuro no universo. Por isso, o cristão precisa influenciar o seu meio com a mensagem do Evangelho e a vida para apontar o caminho a seguir, exercendo um papel ativo de transformação do mundo.
Jesus usa a metáfora da luz para nos ensinar algumas lições preciosas, das quais podemos mencionar que:
1. A luz representa a verdade – a Bíblia diz que o mundo jaz no maligno e que seu reino é de trevas, ou seja, de engano, mentiras filosóficas, morais e até espirituais. Todavia, Jesus é a luz do mundo e como luz resplandece nas trevas. Quando a luz age a escuridão desaparece, porque não pode prevalecer diante da ação da luz. “Pois assim o Senhor nos ordenou: Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até os confins da terra” (Atos 13:47).
2. A luz representa pureza – o brilho da luz revela tudo que existe aos nossos olhos, porém as trevas escondem a sujeira do pecado que há nas pessoas. O pecado é algo imundo diante da santidade de Deus. Atitudes como adultérios, roubos, corrupção, assassinatos, mentiras, maldades, promiscuidades, imoralidades e outros são praticados sob o manto das trevas. No entanto, a luz quando chega, revela toda impureza e produz limpeza e purificação pelo poder do Espírito Santo de Deus. “Os preceitos do Senhor são justos e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos e trazem luz aos olhos” (Salmos 19:8).
3. A luz representa vida – tudo que existe em nosso mundo existe porque a luz produz vida. Se não houvesse luz não haveria a fotossíntese, não haveria plantas e sem as plantas não teríamos a oxigenação e sem oxigênio nós não sobreviveríamos. Portanto, a luz que há no cristão é que mantem o sistema social vivo e nós estamos nele para influenciar, não apenas com palavras, mas através de uma vida coerente com a Palavra de Deus. “Sigam única e exclusivamente a justiça, para que tenham vida e tomem posse da terra que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês” (Deuteronômio 16:20).
De um modo simplificado podemos afirmar que a “luz do mundo” representa para o cristão ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus Cristo. De forma que, todo cristão é chamado para ser luz, pois o seu principal ministério é transformar a vida das pessoas a sua volta, através do seu testemunho de fé. Logo, a vida do crente deve iluminar os que estão a sua volta. Para isso, é preciso proclamar o nome de Jesus, a fim de tirar as pessoas da escuridão que vivem, conduzindo-as para o resplendor da luz de Cristo. E como ser luz do mundo? Mantendo sua integridade, mantendo um bom relacionamento com as pessoas e familiares, vivendo na alegria do Espírito Santo e buscando em Cristo conhecê-lo mais e mais a cada dia.
Você é luz para o mundo, porque você é filhinho de Deus, por isso viva na luz e mostre sua luz para outras pessoas, que vivem na escuridão do pecado. Saiba que, quem anda com Deus e faz o que Ele manda anda na Luz do mundo.
Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.
3 comentários:
BÊNÇÃO DE DEUS.
Muita luz para todos nós
Glória a Deus
Postar um comentário