“Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá”. Salmo 91:7
Cada vez que leio o Salmo 91 fico impressionado como Deus se oferece para nos proteger e demonstrar o seu cuidado para conosco. De forma que, vamos destacar apenas o versículo 7 para tentar compreender um pouco o quanto Deus nos ama e é poderoso para cumprir em nossas vidas suas promessas.
A declaração: “Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita”, expressa em verdade, o cuidado de Deus para com aqueles que são seus filhos. Observe que vivemos num mundo de hostilidades, violência, fome, miséria, corrupção, pandemias e outras mazelas, as quais afligem todos os habitantes do planeta. No momento, vivemos o flagelo da pandemia que tem levado a morte milhares de pessoas por dia, sem distinção de raça, sexo, status social ou religião.
Mas, no meio desse turbilhão de calamidades, temos um Deus que é poderoso para guardar os seus filhos de tudo que o cerca. “Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio, nenhum mal o atingirá; desgraça alguma chegará à sua tenda” (Salmo 91:9-10).
Que promessa maravilhosa! Podemos crer que Deus cumpre o que diz pela sua palavra. Basta ter fé. Isso é realmente incrível e mostra não apenas o favor de Deus para com aqueles que nEle confia, mas também demonstra que devemos ter uma fé inabalável que mesmo estando passando por uma situação de perigo, possamos glorificar, adorar e manter nossa comunhão com Deus.
Palavras, palavras, palavras... você pode até pensar: falar é fácil, outra coisa é viver a calamidade assolando a sua vida. De fato, em situações semelhantes a que vivenciamos na atualidade, o que diferencia o crente do incrédulo é a sua fé, pois somente aquele que está no abrigo do Altíssimo é capaz de manter a calma e a tranquilidade diante das perdas e do sofrimento em sua volta ou até mesmo em si mesmo.
A Covid-19 destruiu a vida de muitos cristãos e tem causado sofrimento terrível também para os incrédulos, no entanto, o crente procura, nos momentos difíceis, aprender mais de Deus que o aperfeiçoa em seu caráter. Por isso, o crente pode até morrer, como muitos morreram de Covid, mas a morte para o crente é vista como um lucro e não uma perda. “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21). Daí, essa declaração do Salmo 91:7 ser realmente verdadeira.
É importante ressaltar que esse Salmo não promete ausência de lutas, não podemos entendê-lo com um olhar ingênuo, sem refletir na sua mensagem. O que ele mostra é que devemos depender de Deus, fazermos a nossa parte como filhos obedientes e termos a certeza de que Ele está no controle da nossa vida. Portanto, deixe de se preocupar exageradamente, porque Deus, o Senhor, está conosco para nos livrar ou mesmo se tivermos de passar pela calamidade, passaremos glorificando a Ele pelo crescimento e experiência em meio às lutas.
Ponha isso no seu coração, entenda e aceite que nada, absolutamente nada, foge do controle das mãos de Deus. Isso é tremendo! Imagine você no meio da multidão, Deus te observa e te chama pelo nome. Se você estiver no centro da vontade de Deus, você estará no lugar mais seguro do mundo, mesmo que esteja experimentando uma pandemia. Como Deus nos ama!
As declarações do Salmo 91 são demonstrações desse imenso amor de Deus por todos os que creem no seu filho Jesus Cristo que veio à terra para nos redimir de nossos pecados. Na verdade, somos convencidos e transformados pelo amor de Deus, através da sua Graça e temos nEle um abrigo secreto, de forma que não importa o que aconteça ao restante do mundo, nós não seremos atingidos, porque o seu amor nos protege e nós estaremos sempre a salvo por sua graça.
Finalmente, se tudo vem de Deus e tudo volta para Ele, é preciso compreender que Deus é soberano e poderoso para dar a vida e para tirá-la e também fazê-la ressurgir. É certo que os filhos de Deus têm uma esperança, assim como Jesus Cristo ressuscitou, os crentes em Cristo também ressuscitarão. "E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho" (1 João 5:11). Mas então, qual é a esperança do incrédulo? Não há esperança. A vida eterna é para os que crêem. Por isso, quando lemos: “dez mil cairão à tua direita”, entendemos que seja uma forma de amor proveniente de Deus, mas ao mesmo tempo, nos remete um sinal de alerta para sermos fortes e perseverantes.
Portanto, mantenha-se fiel, isso não é tarefa fácil. É preciso confiar em Deus, o que exige de nós fazermos escolhas difíceis e, às vezes, sacrifícios. Contudo, quando olhamos para trás vemos o amor e a Graça de Deus trabalhando por nós o tempo todo, então podemos compreender que tudo que aconteceu no passado faz todo sentido no agora, porque estamos no abrigo secreto do Altíssimo.
Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.
Um comentário:
Amém! Deus não perdeu o controle das nossas vidas!
Postar um comentário