domingo, 29 de novembro de 2020

Palavra doce


Na Bíblia está escrito:

Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para a minha boca! Salmos 119:103 NVI

 

O Salmo 119 é o maior salmo da Bíblia chamado de “acróstico”, ou seja, é uma poesia em que as primeiras letras (às vezes, as do meio ou do fim) de cada verso formam, em sentido vertical, um ou mais nomes ou um conceito. O Salmo é composto por vinte e duas estrofes, de acordo com o número de letras do alfabeto hebraico, e cada estrofe, por sua vez, é constituído de oito versos, que começa sempre com a letra correspondente à estrofe.  

 

Mas, o que me chama a atenção neste Salmo é o seu conteúdo. Na verdade, ele é uma declaração de elogios à lei de Deus, mais que apenas um código de preceitos, o autor do Salmo demonstra que a Palavra de Deus é um conjunto de revelações e ensinamentos para todo que crê e recebe o amor de Deus. 

 

A Palavra de Deus é doce! Não existe nada mais prazeroso ao paladar da nossa boca do que o sabor de algo doce. Alegra nosso ser, nos dar vigor e estímulo. Obviamente, que existe uma explicação fisiológica e psicológica para isto, todavia, a Palavra de Deus é doce porque alegra nossa alma, proporciona uma vida vigorosa e abundante. A Palavra de Deus nos vivifica (Salmo 119:25).

 

Mas, como sentir a doçura da Palavra de Deus? Você já provou dessa Palavra? Para sentir ou provar o sabor doce da Palavra, que é mais doce que o mel, é necessário viver o que ela ensina para se beneficiar do que ela pode produzir na vida do crente. Como temos nos relacionados com a Palavra de Deus? É curioso que nosso corpo físico necessita ser alimenta diariamente, as vezes mais do que três refeições por dia, mas como estamos alimentando nossa alma? Será que sua alma está desfalecida? 

 

Pois, a Palavra tem pode de vivificar, de restaurar o ânimo, de tal forma que o fará expressar seu amor pela Palavra de Deus. “Quanto amo a tua lei!  É a minha meditação, todo o dia!” Salmos 119:97

 

Todavia, como faço para sentir a alegria e o prazer pela Palavra de Deus? Para isso, podemos recomendar o seguinte:

1.     Ore, pedindo ao Senhor que lhe ensine (Salmos 119:12)

2.     Estude a Palavra, pesquise, procure entendê-la (Salmos 119:15)

3.     Obedeça e viva, de acordo com a Palavra (Salmos 119:9)

4.     Seja feliz guardando no coração a Palavra de Deus (Salmo 119: 14-16)

 

Portanto, creia que a Palavra de Deus é em tudo verdade desde o princípio e cada um dos seus preceitos permanecem para sempre (Salmo 119:160) e vivifica a nossa vida tornando-a mais doce do que o mel. “Suspiro, SENHOR, por tua salvação; a tua lei é todo o meu prazer” Salmos 119:174.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

domingo, 22 de novembro de 2020

Separados de Deus


 

Na Bíblia está escrito:

Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês” Colossenses 1:21

 

Que coisa terrível é viver separado de Deus! Mas, é assim que muitas pessoas hoje vivem, separadas, distantes de Deus. Na mente delas Deus é um ser qualquer, muito distante da sua vida real, de tal forma que tais pessoas são consideradas inimigas de Deus por causa dos seus maus procedimentos, ou seja, seus pecados. Mas, o que é pecado? Pecado é o que separa as pessoas de Deus. Eu cometo pecado, quando desobedeço a Deus, em outras palavras, transgrido suas leis. (1 João 3:4)

 

É assim que todos nós vivíamos, separados de Deus até o dia que a luz de Cristo, a sua palavra, entrou em nossas mentes, o Espírito Santo nos convenceu da nossa situação diante a santidade de Deus e o amor de Cristo para nos justificar e redimir. Então, a vida de maus procedimentos que tínhamos passo a ser uma vida que pratica a justiça, porque nascemos de Deus para termos bons procedimentos.

 

Falar de pecado e de juízo de Deus nas Igrejas é algo raro, porque isso não atraem pessoas e nem enche a sacola de ofertas. Na verdade, ninguém gosta de ser confrontado com a verdade implacável que pode definir sobre a vida e a morte, mas Jesus e seus discípulos não pensavam dessa forma. Eles foram ousados em pregar a autêntica mensagem do Evangelho. “Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado é do Diabo, porque o Diabo vem pecando desde o princípio.” (1 João 3:7-8)

 

Então, qual é a consequência da separação de Deus? Sem Deus estamos mortos, porque o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Contudo, ainda há esperança para os que estão vivos, pois o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Logo, o homem sem Deus está condenado a morte, mas em Cristo somos reconciliados, através da cruz do calvário, para apresentá-lo diante Dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação. Assim sendo, o Evangelho é a única esperança de aproximação do homem diante de Deus, de forma que é necessário ouvirmos a palavra, lermos a palavra e vivermos da palavra, a fim de entendermos a graça de Deus em toda a sua verdade.

 

Amados, a vida é muito curta, curtíssima diante do que nos aguarda após a morte física. O salmista diz, no Salmo 103:15-16: A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, que se vai quando sopra o vento, tampouco se sabe mais o lugar que ocupava. Tudo nesta vida é passageiro, portanto, devemos viver como filhos de Deus e o amor leal do Senhor, seu eterno amor, estará sempre conosco.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

domingo, 15 de novembro de 2020

Permanecer


 

Na Bíblia está escrito:

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês” João 15:4 NVI

 

 

Permanecer, é um verbo que tem vários significados: ficar, continuar, prosseguir, persistir, entre outras. O texto acima retrata uma exortação de Jesus a seus discípulos a permanecerem Nele, ou seja, persistir ou ficar na presença Dele. Observe o detalhe da frase: “permaneçam em mim”, a preposição “em” denota o lugar onde se encontra alguém. Mas, podemos ficar no lugar onde se encontra Jesus? Em tese, não, mas o próprio Senhor Jesus nos dar um escape: “eu permanecerei em vocês”. 

 

Então, não podemos estar no lugar de Jesus, mas Ele pode estar conosco. Todavia, para que Ele possa estar conosco, há uma prerrogativa, precisamos permanecer nele. E, como podemos saber que permanecemos com Ele? Algumas evidências em nossa vida podem revelar essa presença gloriosa de Jesus:

1.     Quando demonstramos amor para com as pessoas, através das nossas atitudes. Disse Jesus: “com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. João 13:35 NVI

2.     Quando somos capazes de perdoar aqueles que nos fazem o mal. Essa também é uma forte evidência da permanência de Jesus em nós. Ninguém sofreu tanta perseguição, inveja, incompreensão, violência física, traição do que Jesus. Mas, ele foi capaz de orar pelos seus algozes. Disse Jesus: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Lucas 23:34 NVI

3.     Quando oramos. A oração nos conecta com Deus. É uma ligação direta sem intermediários e Deus nos ouve, embora não saibamos como orar, mas “o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” Romanos 8:26 NVI. O Senhor Jesus disse: “se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido” João 15:7 NVI. Só há uma forma de se pedir algo a Deus, através da oração. Portanto, orem continuamente. 1 Tessalonicenses 5:17 NIV

Há muitas outras evidências, todavia, é importante salientar que essa permanência em nós de Jesus ocorre pelo poder do Espírito Santos que nos foi outorgado. Promessa de Deus para sua igreja: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês” Atos 1:8 NVI. Quando recebemos Jesus como Salvador e somos convencidos do nosso pecado, esse ato é uma ação do Espírito Santo, que permanece conosco, por toda nossa vida. É promessa de Deus, arrepender-se, batizar-se e receber o dom do Espírito Santo, Atos 2:38 NVI. 

 

Portanto, uma coisa é certa, Ele permanece em nós, desde que permanecemos nele. Há uma promessa de Jesus para conosco: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” Mateus 28:20 NVI. Para mim, bom é permanecer em Cristo. 

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre

domingo, 8 de novembro de 2020

Você não está no controle


 Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor” Pv 19:21 

 

A crise que o mundo atravessa pegou muita gente de surpresa. Ninguém de sã consciência imaginava que a humanidade enfrentaria uma pandemia de natureza global. Assim, quantos planos foram adiados, quantas pessoas tiveram seus sonhos abortados ou retardados. A frustação e o descontentamento tornaram-se a marca registrada de 2020.

 

Mas, a pergunta que não quer calar: será que Deus também foi surpreendido com essa devastação provocada pelo Covid-19? A humanidade sofre com as consequências sanitárias desta terrível doença, que afeta a economia, causa vítimas fatais e caos social e político. Então, onde está Deus? Ele está no controle, porque seus propósitos sempre prevalecem. 

 

A humanidade está sofrendo um mal provocada pelo próprio homem. A maldade, a corrupção, o distanciamento de Deus, o amor ao dinheiro e a tudo aquilo que Deus abomina tem sido planejado no coração do homem. A semelhança das cidades da antiguidade, Sodoma e Gomorra, que foram destruídas instantaneamente por um cataclismo súbito, a impressão que se tem é que o mundo demonstra atualmente caminhar para algo devastador no futuro próximo. Porém, “quem poderá falar e fazer acontecer, se o Senhor não o tiver decretado?” Lm 3:37.

 

Deus está no controle de tudo, inclusive da nossa vida. Não se iluda, nada está no controle das mãos do homem, não temos competência para conduzir nossos passos. O profeta Isaías disse: “Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada” (Is 46:10).  

 

Então, devemos entregar nossa vida a Jesus e deixar que Ele nos conduza enquanto durar nossa existência aqui neste mundo. Deixe Jesus ser o Senhor de sua vida, pare de pensar que você faz e acontece. Mas, creia que todas as coisas cooperam para o seu bem, porque sua vida pertence a Deus e você é filho amado. Assim, diz o Senhor: “Certamente, como planejei, assim acontecerá, e, como pensei, assim será” Is 14:24.

 

A melhor coisa que pode acontecer conosco é permitir que Deus planeje nossa vida, é deixar Deus pensar o que vai fazer a nosso respeito. Ou seja, vivermos na dependência de Deus. Isso não significa que não tenhamos que pensar em nossos planos, mas sim, entregar nossos sonhos, planos, a Deus que, segundo a sua vontade, fará acontecer. Como diz o sábio: “O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; Ele o dirige para onde quer” Pv 21:1.

 

Logo, não importa que aconteça daqui para frente, se o seu coração estiver controlado pelo Senhor, pode ter certeza meu amado irmão, Ele vai conduzir, de acordo com sua santa vontade, mas nunca esqueça de que sua vontade é boa, perfeita e agradável.

 

Lembre-se: Deus é bom; seu amor dura para sempre.

domingo, 1 de novembro de 2020

Amor inseparável


 

Está escrito:

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” Rm 8:30

 

É um grande consolo para nossa alma saber que nada poderá nos separar do amor de Deus por nós que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Na Bíblia encontramos um personagem que vivenciou e passou por todas estas coisas que estão escritas acima. Mas, mesmo diante de tudo isso, ele tinha plena convicção do amor de Cristo. Esse personagem foi o apóstolo Paulo, autor da carta aos Romanos.

 

As vezes me ponho a pensar, como algumas pessoas ao passar por dificuldades na vida começam a dizer para si, Deus se esqueceu de mim, Deus não me ama, por que estou passando por tamanha aflição? O curioso é que em nenhum momento, Jesus disse que os crentes teriam sempre uma vida tranquila, com saúde, paz e prosperidade. Mas, como está escrito: “por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro” Sl 44:22.

 

É preciso saber viver e a vida em si, é uma constante luta. Num combate ou luta tem-se um vencedor ou um perdedor. Os filhos de Deus estão constantemente em luta, mas que luta é essa? A luta que me refiro não é o box, o karatê, ou outro tipo de luta corporal. A luta que enfrentamos é a tribulação, angústia, perseguição, fome ou nudez, perigo ou espada. É o cotidiano do nosso dia-a-dia.

 

No entanto, há uma palavra de consolo para os crentes lutadores, é que diante de todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou (Rm 8:37). Podemos ter a certeza que venceremos, porque Deus nos ama. O amor de Deus por nós é incondicional e nada pode separar o amor Dele por nós. Deus segura em nossa mão e nos diz: Não tema; eu o ajudarei. (Is 41:13)

 

Meu amado irmão, se você está passando por lutas, creia no Deus que tem todo poder e é a sua torre segura. Jesus nos disse que neste mundo teríamos aflições, ou seja, muitas lutas, mas que não deveríamos nos desanimar por causa delas, pelo contrário, anime-se, porque Jesus venceu o mundo e, por causa dessa vitória, nós venceremos. (Jo 16:33)

 

Mas, qual é a garantia de que somos vencedores? A vitória que vence o mundo é a nossa fé que deve estar fundamentada em Jesus Cristo. Logo, o amor inseparável de Deus por nós e a fé que em nós foi depositada pelo Espírito Santo, nos garante e nos convence de que somos mais que vencedores.  

 

Lembre-se: Deus é bom; o seu amor dura para sempre.