terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Obediência: um grande desafio



Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício...”(1Sm 15:22)

Na vida cristã nos deparamos com diversas situações que nos põem a prova, quanto a nossa fé, fidelidade e obediência. Talvez, o maior desafio que enfrentamos seja a obediência. Sabemos que o melhor que temos de fazer em nossa vida é obedecer a Deus. Que a obediência é a chave para uma vida de sucesso. Mas, não parece ser assim tão simples.

Será que foi fácil para Abrão obedecer às ordens de Deus e deixar seus familiares para seguir para uma terra desconhecida? De levar seu filho Isaque para o sacrifício? E de pensar em Noé, que recebeu ordens de Deus para construir uma arca para salvar vidas de um futuro dilúvio que só aconteceu cerca de 100 anos depois da promessa? Imagino quanta gozação Noé recebeu de seus pares. 

Obviamente, que outros personagens bíblicos foram desafiados quanto a obediência a Deus. Mas, tenho uma notícia para lhe dar, todos que obedeceram receberam de Deus bênçãos e graça. E aos que desobedeceram receberam as consequências dos seus atos e a reprovação de Deus, a exemplo de Esaú. Na prática, somos avaliados pela nossa obediência a Deus, porque para obedecermos temos que ter algumas características: 

1.     Obediência é uma atitude de amor a Deus – a Bíblia diz em João 14:15 “se me amardes, guardareis os meus mandamentos...” Ou seja, quem ama a Deus obedece a seus ensinamentos contido na sua Palavra que está escrita na Bíblia para o nosso conhecimento e prática de vida cristã.
2.     Obediência é uma atitude de fé – a Bíblia diz em Hebreus 11:8 “Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo”. Em outras palavras, ele teve fé em Deus de forma tão intensa que o fez obedecer a vontade de Deus para sua vida, de maneria que ele foi abundantemente abençoado, se tornando pai de muitas nações.
3.     A obediência é requisito para receber o Espírito Santo – essa dádiva só será entregue àqueles que obedecem a Deus. Assim está escrito em Atos 5:32 “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”.

Jesus Cristo deu-nos o exemplo para seguirmos e “foi obediente até à morte, e morte de cruz”(Fl 2:8). Portanto, devemos nos esforçamos para sermos obedientes a vontade de Deus e buscarmos forças, através do Espírito Santo, para que Deus nos ensine a viver em obediência a sua vontade, pois não existe lugar melhor no mundo do que está vivendo dentro dos propósitos de Deus para Glória do seu Nome.

Lembre-se: Deus é bom; o seu amor dura para sempre.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Deus nos ama



Como é bom saber que Ele nos ama, Jesus nos ama! Isso nos faz sentir consolados diante dessa Graça  movida pelo amor. A Bíblia diz em Romanos 8:32 que, Deus não poupou seu Filho, antes o entregou por todos nós. Essa entrega se deu na cruz, no sacrifício voluntário de Cristo para nos justificar diante de Deus, porque Ele levou sobre si, todas os nossos pecados, o castigo era nosso, mas Ele nos substituiu naquela cruz. Que amor é esse?  

De forma que, o acusador não poderá nos acusar de coisa nenhuma, pois Deus nos justifica em Cristo Jesus. O fato é que nada ou ninguém ou qualquer criatura pode separar ou afastar ou romper a conexão do amor de Deus que está em Cristo Jesus dos seus escolhidos (os alcançados pela sua Graça).

Amados irmãos, essa certeza nos dar segurança, convicção plena que somos amados, mesmos que passemos por inúmeras dificuldades, estamos certos que em todas as coisas somos mais que vencedores, porque Ele nos ama, Glória a Deus! 

Essa deve ser a razão consoladora do cristão, a Graça de Deus. Foi isso que consolou o apóstolo Paulo: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" 2Co 12:9.   A Graça revelada no amor de Deus para o seu escolhido. Como entender a soberania de Deus? A nossa mente não consegue atingir tão profundo conhecimento da grandeza de Deus, mas uma coisa podemos compreender, Ele me ama, Ele te ama, Ele nos amou primeiro, por essa razão ninguém pode separar o amor de Cristo por nós.

Deus é bom! O tempo todo, Deus é bom!

Ansiedade


Está escrito:
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6 NVI

A ansiedade tende a ser o mal do presente século. Vivemos a sociedade de pessoas ansiosas que se manifesta nas diferentes situações do nosso cotidiano. Todos estamos sujeitos a sentir o peso da ansiedade em algum momento da nossa vida. Mas afinal, o que é ansiedade? A ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou um desconforto emocional provocado pela antecipação de uma situação futura que pode ser desagradável ou perigosa gerando insegurança. 

Geralmente, o estado de ansiedade vem acompanhado de tensão provocando estresse devido ao perigo, supostamente imaginado, de uma situação interna ou externa. Naturalmente, isso não é bom do ponto de vista da saúde física e mental. Daí, o apóstolo Paulo nos advertir na carta aos Filipenses, da necessidade de não andarmos ansiosos, preocupados de forma exagerada, porque isso compromete o nosso interior e a nossa relação com Deus.

Como esse comprometimento acontece? 

a)     Em nossa relação interior – a ansiedade quando é exagerada e sem um motivo que a justifique, considerando que ansiedade, até certo ponto, é uma reação natural do ser humano e pode ser útil para se adaptar e reagir a uma determinada situação. Todavia, quando ela se torna patológica atingindo um caráter generalizado e sistemático, ela começa a interferir no funcionamento saudável da vida do indivíduo.
b)    Em nossa relação com Deus – é comprometida, porque a ansiedade exagerada demonstra a nossa falta de fé, de confiança em Deus, pois achamos que estamos no controle de nossas ações e passamos a confiar em nossa força, daí o medo, a sensação de insegurança e desespero. 

Deus espera que possamos entregar tudo a Ele, nossos anseios, preocupações, planos, expectativas, enfim a nossa vida totalmente na dependência Dele. Isso é para o nosso próprio bem físico e emocional. Disse Jesus: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês” (Mt 11:28). Descansa no Senhor, ou seja, confia Nele e segue-o. Mas, o descansar não significa deitar numa rede de frente para o mar e relaxar. A Bíblia diz que devemos em tudo apresentar a Deus, em oração e súplica, porque embora Deus saiba da sua necessidade, Ele quer interagir com você, por isso devemos orar confessando as nossas necessidades.

Porém, algo é indispensável nessa relação com Deus, ação de graças, precisamos ser agradecidos a Deus por tudo em nossa vida, pelas nossas petições atendidas e pelas não atendidas, porque Deus não atende a todos os nossos pedidos. Deus sabe do que precisamos no presente e para o futuro, por isso é que não entendemos determinadas circunstâncias que podem gerar ansiedade e desconforto, mas compreenderemos depois, em outro momento da nossa vida. 

Portanto, quando a ansiedade bater a porta do seu coração e preocupação roubar o seu sono, quando o medo lhe sobrevier, confie em Deus. Como disse o Salmista: “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti” (Salmo 56:3).
"Lançando sobre ele toda vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós"1Pd 5:7


Lembre-se: Deus é bom e seu amor dura para sempre

domingo, 5 de janeiro de 2020

Esperar em Deus




“mas aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” Isaías 40:31 NVI

Uma das coisas mais difíceis para o homem é o ato de esperar. A razão disto está no imediatismo das coisas. Tudo acontece de forma tão rápida que perdemos a paciência em esperar por algo. A Bíblia apresenta vários exemplos dessa falta de paciência em esperar a vontade de Deus. Ora, se no passado bíblico, alguns heróis da fé tiveram dificuldades de esperar no Senhor, imagine em nossos dias?

Hoje, somos fruto de uma sociedade imediatista, em que apressa em fazer as coisas acontecerem rapidamente tem produzido pessoas ansiosas, impacientes e que desejam alcançar seus objetivos da noite para o dia. Assim, é como se nós estivéssemos no controle das circunstâncias que envolvem nossa vida. Tudo ilusão, tudo vaidade!

Na verdade, precisamos aprender a Esperar no Senhor. Muitos cristãos, ainda não aprenderam a esperar no Senhor, por isso sofrem as mesmas aflições daqueles que não vivem o evangelho de Jesus Cristo. Mas, como esperar no Senhor? Parece difícil para a nossa natureza humana compreender e sincronizar-se com o tempo de Deus e do cumprimento das suas promessas. A exemplo de Abraão, que recebeu a promessa de Deus que seria “pai de muitas nações”, no entanto, era homem de 100 anos de idade e sua mulher 90 anos, além disso, era estéril. Todavia, a nossa natureza humana, por não entender o tempo de Deus, procura apressar o tempo e, neste caso, Sarai entrega sua escrava Hagar para Abraão, a fim de gerar um filho. Essa atitude trouxe consequências para até hoje.

Não existe nada melhor do que esperar em Deus, porque sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Rm 8:28), pois Deus tem o melhor para cada um de nós. Esperar em Deus implica uma demonstração de três atitudes nossas:

1.     Esperar em Deus é uma demonstração de fé – o esperar exercita nossa fé e nos fortalece, nos prepara para algo surpreendente que Deus está a nos oferecer. Lembre-se do exemplo de José, filho de Jacó. Invejado pelos irmãos, vendido como escravo, acusado de assédio sexual, prisioneiro no cárcere egípcio, passou mais de 20 anos nesse sofrimento, mas Deus não esqueceu dele e no tempo determinado por Deus, ele se tornou governador do Egito e salvou muitas vidas. 
2.     Esperar em Deus é uma demonstração de confiança na sua relação com Deus – cremos que Deus está agindo em nosso favor, mesmo diante das dificuldades, do sofrimento, o Senhor vem renovar nossas forças e confiança dizendo “minha graça é suficiente para você” (2 Co 12:9). Não importa satisfazer a minha vontade, o que importa é satisfazer a vontade de Deus. 
3.   Esperar em Deus é uma demonstração de amor – espero em Deus e no cumprimento das suas promessas, porque eu o amo e estou convicto do seu amor por mim que é inabalável e nada pode me separar do amor Dele por mim. Jacó esperou sete anos trabalhando de graça para seu sogro, a fim de casar-se com Raquel, mas lhes pareceu poucos dias, pelo tanto que a amava (Gn 29:20). Será que amamos a Deus mais do que amamos nosso cônjuge, a ponto de não perdemos as esperanças de que Deus vai cumprir seu propósito em nossa vida?

Esperar em Deus é um exercício de fé, confiança e amor dedicados ao Senhor, que compreende a nossa natureza e sabe que somos pó e fracos, mas nunca tarda em nos atender, conforme seus propósitos, porque Ele nos ama e é Deus zeloso que cuida dos seus filhos. Espera no Senhor!

Deus é bom, o tempo todo, Ele é bom!