sábado, 8 de setembro de 2012

Compromisso

“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14.15).

Todos nós sabemos que Deus nos ama e que cuida de nós, na verdade Deus tem compromisso conosco. Mas, e nós, será que temos compromisso com Deus ou só queremos receber as bênçãos e viver de acordo com a nossa vontade? 
Os verdadeiros filhos de Deus são aqueles que o amam e por amá-lo recebe seus mandamentos como princípios indispensáveis para nortearem suas vidas e glorificar o nome do Senhor. O compromisso de todo cristão é viver Cristo em sua vida e não se encantar com as atrações que o mundo nos oferece. 
Há um personagem bíblico na qual me chama muito atenção pelo seu testemunho de compromisso com Deus, trata-se de José, filho de Jacó, que foi vendido como escravo pelos seus irmãos. Diante de todo seu sofrimento permanecia firme no seu compromisso com Deus. José tinha um sonho e pela fé ele creu no propósito de Deus para sua vida e no seu íntimo, ele era um servo comprometido com Deus e com a excelência em tudo que fazia. Por essa razão, foi nomeado mordomo ou gerente da casa de Potifar, no Egito. A esposa do seu senhor pôs os olhos em José e tentou seduzi-lo: "deita-te comigo" (Gn 39:6-7).  Que situação perigosa e de alto risco, José vivia no auge, apesar de ser escravo e peregrino em terra estranha, um desconhecido, sem direito algum, mas a cilada armada para destruir os sonhos de José foi inútil, porque ele fez a escolha correta, ele rejeitou o convite sedutor daquela mulher que, possivelmente, deveria ser linda e mui atraente, e fugiu da sua presença. José preferiu continuar comprometido com Deus e com seus sonhos. 
Muita gente tem feito a escolha errada e estão sofrendo as consequências e pagando um alto preço. Parece difícil, mas não nos sobre vem tentação maior do que nós possamos suportar. É preciso vivermos comprometidos com Deus e dizer "não" aos apelos do mundo e do inimigo de nossas almas. Se perseverarmos em nosso compromisso com Deus, seremos vencedores, assim como José foi, porque servia a um Deus que é fiel. Portanto, nada justifica o descompromisso com Deus. 


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Chamados para influenciar

"Vocês são o sal da terra...Vocês são a luz do mundo" Mt 5:13-14
Qual a influência que você exerce no ambiente em que vive? As palavras de Jesus são impactantes e merecem uma reflexão profunda. O sal exerce forte influência nos alimentos e na própria vida do ser humano. Toda matéria viva tem sal em si. Da mesma forma, a luz dissipando as trevas. Ambas são capazes de influenciar e mudar o contexto onde estão inseridas. Por essa razão, Jesus fez essa analogia. Nós, os cristãos devemos fazer a diferença, devemos exercer influência no ambiente em nossa volta. Você não precisa sair por aí com slogan estampado em sua testa ou na camisa ou em qualquer outra coisa para se revelar cristão ou andar com a Bíblia na mão para mostrar que tem um estilo de vida comprometido com Deus. Mas, a nossa influência deve ser exercida com comportamento, atitude e postura que revela Deus em nossa vida. A pergunta que faço é a seguinte: Quando no trabalho, na escola, no meio social, as pessoas olham para você, elas conseguem perceber algo diferente em você, ou seja, seu estilo de vida revela o amor de Deus? Sua maneira de falar, de vestir, de andar, de negociar, de se relacionar com as pessoas glorifica ou entristece a Deus?
Precisamos viver tendo a consciência de que Deus espera muito de nós. Ele nos ama e nos capacitou para enfrentarmos os desafios deste mundo e nós não podemos negligenciar. Faz-se necessário termos a liberdade para viver comprometidos com Deus e isso é uma opção de vida. Ser um influenciador por excelência para o louvor e a glória de Deus. Você está disposto a alterar o ambiente onde vive? É possível influenciar vivendo a ética cristã e o amor fraternal. Nós fomos chamados para ser SAL e LUZ, ou seja, para manifestar o poder de Deus ao mundo. Deus te ama e espera muito de você, não O decepcione!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O filho pródigo

Uma das parábolas mais fascinantes narradas por Jesus que impressiona a todos quanto ouvem é a estória do Filho Pródigo ou Perdido -Lucas 15:11-31. Nessa narrativas podemos distinguir duas características distintas, o filho e o Pai. 
O filho representa o homem rebelde, egoísta, amante dos prazeres e de toda concupiscência. Ele disse ao Pai: "quero a minha parte da herança", ou seja, aquilo que lhe pertencia e, ambiciosamente, queria realizar seu projeto de vida longe dos olhos do pai e da sua casa. Mas, um fato nos chama a atenção, é o perfil do Pai, que simboliza o próprio Deus. Aquele pai amava o filho, mas mesmo amando e sofrendo a dor da separação e sabendo dos riscos que a aquele filho iria sofrer, Ele não amarra o filho. Deus é assim: sempre respeita nosso livre arbítrio, Ele nos dá liberdade para fazermos as nossas escolhas. Deus não força ninguém, nem obriga. Deus não é um ditador. Deus não deseja que você o adore por obrigação ou pela força. Deus quer pessoas livres, que o adorem em espírito e em verdade, e somente por amor.
Outro detalhe muito importante, o filho desistiu do pai, mas Deus é um Pai que nunca desiste de seus filhos. Aconteça o que acontecer Ele nos ama e tem cuidado de nós. Então, porque nós desistimos Dele tão facilmente? Por causa da nossa rebeldia e dureza de coração. Quisera tivéssemos uma coração semelhante ao do Pai. Através dessa parábola, percebemos Deus-Pai observando o filho ao longo do caminho e esperançoso, aguarda seu retorno. Este é o nosso Deus-Pai! Você pode até desistir de Deus, mas Deus te ama assim mesmo e nunca desistirá de você!
Quando aquele filho percebeu que a vida nos prepara surpresas inesperadas, caiu em si, tomou consciência de que tomará a decisão errada. Ainda é tempo de cair em si e compreender que nossa vida sem Deus é um risco incalculável. Portanto, em quanto está em tempo, lembra-te do teu criador e volta a casa do Pai. Ele está de braços abertos para ti receber, tal como aquele jovem da parábola. É interessante observar o texto da parábola que quanto o pai viu de longe o filho, cheio de compaixão, Ele correu para abraçá-lo e beijá-lo (Lc15:20). Que amor é esse que excede todo o entendimento, o amor de Deus-Pai.
Deus quer abraçá-lo e beijá-lo também. O Pai não quis nem ouvir as explicações do filho, porque quem volta para Deus é porque se arrependeu e quem se arrepende não tem nada a dizer, pois está justificado em Cristo Jesus, o Senhor. Deus quer te receber como filho e oferecer uma festa nos céus, porque Deus não tem prazer em expor seus filhos à vergonha, a queda, ao fracasso. Ele é um Deus de amor, de Graça e de Misericórdia.  

domingo, 2 de setembro de 2012

Buscando a Paz

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou..." Jo 14:27
Muitas pessoas tem procurado paz em diversos lugares, coisas e até em seu semelhante, mas não tem encontrado a paz que excede a todo entendimento. 
A paz é algo desejável por todos e pode ser definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de pertubações ou agitações que incomoda, estressa e preocupa demasiadamente. Onde existe paz, há quietude, harmonia, equilíbrio, segurança, confiança, esperança e descanso. Essas coisas não se encontram facilmente num mundo tão sem paz em que vivemos, onde a violência, a falta de amor, o egoísmo e a maldade reinam em todos os lugares. Na verdade, há uma premissa bíblica que diz: "Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno" 1Jo 5:19. Então, como pode o mundo viver em paz, se o mesmo está no maligno? Onde reina a maldade não há paz. O mal por si só se destrói, mas fiel é o Senhor que apesar de toda circunstância que cerca a humanidade, Ele nos diz: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou...". Quem crê e recebe Jesus como Senhor e Salvador, esse tem a paz. Não importa o que possa acontecer a sua volta, a paz do Senhor é algo tão especial que muda nossa semblante e nos transforma interiormente, de tal forma, que somos capazes de sentir o consolo do Senhor mesmo diante das turbulências da vida, somos mais que vencedores, porque Ele venceu o mundo.
A paz do Senhor nos capacita a amar o semelhante, a liberar perdão, a sermos mais humildes e a servimos uns aos outros. Não adianta buscar a paz em coisas vãs, pois elas não trazem a solução, só em Jesus a paz verdadeira podemos encontrar e desfrutar do seu eterno amor. Só Deus, o único e verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem veio ao mundo se revelar filho do Deus Altíssimo para nos fazer amigos de Deus e termos a PAZ que excede todo entendimento, ou seja, para os que crêem. 

sábado, 1 de setembro de 2012

Confiar em Deus

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e o mais Ele fará. Sl 37:5. 
A maior alegria que uma pessoa pode sentir na vida é ter a certeza de que Deus é o seu Senhor e Nele pode esperar e confiar, porque Ele é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos.
O homem que se deleita na presença de Deus é feliz e Deus concederá os desejos do seu coração. Não existe nada mais precioso do que Deus na vida do homem. Porém, o maior castigo que pode existir, é viver sem Deus, distante da sua graça e do seu amor. Viver separado de Deus nesta vida é algo muito triste e terrível, principalmente, porque essa vida presente é temporária, é passageira, é rápida e termina subitamente como uma vela ao sopro do vento inconstante. Depois, vem a eternidade e, coisa tremendamente horrível será vivê-la sem Deus, sem Jesus, sem Luz para sempre.
Por isso, enquanto houver um sopro de vida, devemos buscar a Deus e certamente o acharemos. "Assim diz o Senhor que fez a terra, o Senhor que a formou e a firmou; seu nome é Senhor; Clame a mim e eu reponderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece." Jr 33:2-3. 
Deus se importa por cada vida humana, Ele quer se revelar e se fazer conhecer a todos aqueles que o buscam. Essa é a oportunidade que nos é dada. Ainda estamos vivendo na era da Graça e da salvação para todo aquele que Nele crê. Se hoje ouvires as palavras do Senhor, através da Bíblia ou do pregador, não endureça o seu coração, mas lembre-se que você é humano e carece da Graça e do perdão de Deus, por causa da sua rebeldia e esquecimento da existência de Deus que sempre esteve presente em sua vida, mas você sempre ignorava sua presença e o seu amor. Será que você não vai aprender a lição e obedecer as palavras do Senhor para obter vida e vida em abundância? 
Portanto, converta-se da sua má conduta e olhe para Deus, enquanto ainda há tempo, pois é chegada hora em que a chama da vela (sua vida) poderá se apagar a qualquer momento. Bom é estar com o Senhor agora e para sempre.